Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

27 Fevereiro de 2020 | 19h34 - Actualizado em 27 Fevereiro de 2020 | 19h34

BNA encoraja medidas para preservação das notas

Cabinda - O vice-governador do Banco Nacional de Angola (BNA), Manuel Tiago Dias, encorajou hoje, quinta-feira, na cidade de Cabinda, os bancos comerciais a adoptarem equipamentos modernos para manter a integridade, qualidade e segurança das notas e moedas com curso legal no país.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Sede Administrativa do Governo da Província de Cabinda

Foto: Pedro João

Falando na abertura do V Encontro Nacional de Tesouraria, o responsável sublinhou que apesar de se continuar a verificar ainda algumas dificuldades, a instituição continuará a solicitar a modernização das suas instituições comerciais bancárias.

“Tratamos as notas no sistema totalmente automatizado e integrado ao equipamento da instituição, assim durante o saneamento, as notas inutilizadas e deterioradas são destruídas automaticamente sem que para tal haja necessidade de intervenção humana”, disse.

Sublinhou que o encontro de tesouraria em Cabinda, realiza-se num momento particularmente especial, uma vez que, neste ano o BNA colocará em circulação uma nova família de notas de kwanza, denominada “Série 2020”.

Por seu turno, o governador de Cabinda, Marcos Alexandre Nhunga, considerou “actual e oportuno” a realização do V encontro do BNA em Cabinda, visto que os cidadãos do município de Belize, clamam por bancos comerciais na localidade, para facilitar as transacções de valores monetários.

O V encontro, que termina sexta-feira, está a abordar temas relacionados com a circulação monetária, custos de produção de notas e moedas, o polímero, estudo sobre a previsão de recursos financeiros para o carregamento dos caixas automáticos, entre outros.

Participam no encontro especialistas do Banco Nacional de Angola, directores, representantes dos bancos comerciais, convidado internacionais e representantes do governo provincial.

Assuntos Província » Cabinda  

Leia também
  • 27/02/2020 17:53:49

    Protteja Seguros abre balcão em Cabinda

    Cabinda - A provincia de Cabinda conta desde hoje com uma nova seguradora, a Protteja-Seguros SA, que abriu a sua agência, no quadro de um Protocolo com os Correios de Angola.

  • 18/02/2020 17:25:56

    Cabinda conta com projecto de construção de plataformas petrolíferas

    Cabinda - O projecto de construção de plataformas petrolíferas em Cabinda, denominado Lifua-A, foi lançado nesta terça-feira, na base industrial da empresa Algoa, na comuna de Malembo, acto testemunhado pelo ministro dos Petróleos e Recursos Naturais, Diamantino Azevedo.

  • 10/02/2020 18:44:19

    Porto de Cabinda aposta na eficiência e competitividade

    Cabinda - A administração vai no decurso deste ano apostar na eficiência e competitividade para atender as necessidades logísticas da província e da região onde se encontra localizada.