Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

28 Fevereiro de 2020 | 13h09 - Actualizado em 28 Fevereiro de 2020 | 13h08

Negócios na Bodiva registam crescimento de 10 por cento

Luanda - Oitocentos e 74 mil milhões de kwanzas é o volume de negócios transaccionados pela Bolsa de Dívida e Valores de Angola (Bodiva), em 2019, informou nesta sexta-feira, em Luanda, o presidente da comissão executiva da bolsa, Ottoniel Santos.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Bodiva apresenta Relatório Anual dos Mercados

Foto: Alberto Juliao

Ao falar numa conferência de imprensa de lançamento do “Relatório anual dos mercados Bodiva”, sublinhou que o valor das transacções registou um aumento de 10% em relação a 2018, nos mercados Bodiva relativamente aos instrumentos (dívida pública) nas suas diferentes categorias, obrigações de tesouro e bilhetes de tesouro.

No período em referência, a central de custódia da Bodiva teve a consolidação de 11 mil e 400 contas de custódia nacional.

Tratar-se de contas individualizadas, de entidades que transaccionam valores mobiliários dentro da Bodiva, volume de negociação e contas individualizadas que estão em medição.

Ottoniel Santos adiantou que em relação aos serviços prestados pela Bodiva, na sua central, houve a desmaterializações feitas por três bancos, nomeadamente Banco Prestígio, Banco Yeto e Bai Micro Finanças BMF.

De acordo com o gestor, os bancos Económico, BAI, Millenium Atlântico, BFA e Standard Bank estão entre os bancos com melhor desempenho em 2019.

As maturidades mais negociadas são as de  2020 (com  225,8 mil  milhões  kwanzas), a de 2019 (83,5 mil milhões) e a de 2021 (67,3  mil milhões).

Em  2018,   a  Bodiva realizou  negócios   na ordem de  794,9  mil milhões kwanzas, sendo 22,51 mil  milhões kwanzas  em ambiente  bilateral  e 573,3 mil  milhões  em  ambiente  multilateral, com mais de três  de mil e  900  negócios  fechados.

Assuntos Economia   Mercado de capitais  

Leia também