Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

21 Março de 2020 | 07h32 - Actualizado em 21 Março de 2020 | 07h31

Central Térmica do Cuito em regime experimental

Cuito - A nova central térmica de 20 megawatts, instalada no bairro Caluapanda, a 10 quilómetros a Sul da cidade do Cuito (Bié), trabalha já em regime experimental desde Fevereiro do ano em curso, informou, sexta-feira, o director do Gabinete Provincial de Infra-estruturas e Serviços Técnicos, Abel Guerra.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Em conferência de imprensa, o responsável sublinhou que a nova central tem vindo a ajudar já a capital biena no fornecimento de energia eléctrica e está projectada para mais de três mil consumidores.

Neste momento, segundo ele, a mesma gerada por quatro turbinas, ajuda a cidade do Cuito em eventuais “apagões” de energia eléctrica fornecida a partir de  Laúca  (Malanje), de onde o Bié  beneficia de 30 megawatts, juntando-se aos outros 16 da antiga central com o mesmo nome.

Abel Guerra anunciou, por outro lado, o reforço para este ano de 13 mil 500 novas ligações, sendo que dez mil e 500 para o município do Cuito e as outras ligações em Camacupa e Chinguar, respectivamente, assim como na ampliação da iluminação pública nessas circunscrições.

A Empresa Nacional de Distribuição de Electrecidade (ENDE), na cidade do Cuito, controla mais de 30 mil clientes.

A capital biena conta com uma população acima de 500 mil habitantes.

Assuntos Energia   Província » Bié  

Leia também
  • 19/03/2020 13:46:11

    Chineses investem mais de USD 20 milhões em contadores de energia

    Luanda - A empresa chinesa Hengye Electronics Industry Lda prevê investir mais de 20 milhões de dólares na instalação de uma fábrica de contadores de água e energia, na Zona Económica Especial (ZEE) Luanda-Bengo.

  • 07/03/2020 21:51:45

    Bié vai beneficiar de 700 milhões de Kwanzas para projectos de desenvolvimento

    Cuito - A província do Bié, centro de Angola, vai beneficiar a partir do mês de Junho deste ano de setecentos milhões de Kwanzas do Governo, através do Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA), para o incentivo à produção de bens e serviços, no sector da agricultura, informou o secretário de Estado para a Economia e Desenvolvimento, Mario Augusto Caetano.

  • 07/03/2020 18:41:03

    Angola gasta em USD 26 milhões na importação de arroz

    Camacupa- Vinte e seis milhões de dólares norte-americano, é o montante que Angola gasta mensalmente na importação de 15 mil toneladas de arroz em países diversos, informou o secretário de Estado para a economia, Mário Caetano júnior.