Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

06 Abril de 2020 | 23h12 - Actualizado em 06 Abril de 2020 | 23h11

Covid-19: SADC analisa transporte transfronteiriço de mercadorias

Luanda - O Conselho de Ministros da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC) adoptou esta segunda-feira (6), em reunião de emergência, directrizes relativas ao transporte de mercadorias na região, visando travar o avanço da Covid-19 entre os estados membros.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

O encontro, por video-conferência, foi orientado a partir de Dar es Salaam (Tanzânia), pela secretária-geral da Comunidade, Stergomena Tax.

A Tanzânia detém a presidência rotativa da organização.

No final da sessão, o ministro angolano dos Transportes, Ricardo de Abreu, afirmou à imprensa que o documento adoptado visa assegurar que não haja impedimento no transporte de mercadorias, principalmente, a nível dos países que não têm acesso ao mar.

As directrizes estão alinhadas com as orientações das autoridades sanitárias locais que, no caso de Angola, tem a ver com o período de quarentena que deverão, obrigatoriamente, ser observado pelos tripulantes que venham de países da região, conforme o estabelecido no Decreto Presidencial 82/20 e no Decreto Executivo 129/20 do Ministério dos Transportes.

Ainda de acordo com o ministro dos Transportes a quarentena institucional é um aspecto que o Estado angolano não pode evitar nesta altura, fundamentalmente, enquanto não houver condições de testagem nos postos fronteiriços. Com o evoluir ou não da doença outras medidas poderão ser tomadas e talvez uma flexibilização pode ser adoptada.

Fizeram parte da delegação angolana, encabeçada pelo ex-ministro das Relações Exteriores, Manuel Augusto, a ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, o ministro dos Transportes, Ricardo de Abreu, entre outros membros do Executivo angolano.

Assuntos Angola  

Leia também
  • 03/04/2020 23:47:08

    Angolanos criam aplicativo para entrega de gás de cozinha

    Luanda - Uma empresa angolana desenvolveu e vai colocar à disposição dos internautas nacionais, a partir das primeiras horas do dia 04 de Abril, um aplicativo denominado ?Traz Gás?.

  • 03/04/2020 10:34:04

    BNA dispensa autorização para importações no valor de USD 100 mil

    Luanda - Os pagamentos antecipados para a importação dos produtos da cesta básica, medicamentos e material de biossegurança no valor inferior a 100 mil dólares norte-americanos, por operação, passam a dispensar autorização do Banco Nacional de Angola (BNA), por um período temporário, no quadro da prevenção e combate ao coronavírus.

  • 03/04/2020 01:04:09

    Sonangol denuncia especuladores de gás

    Luanda - A Sonangol denunciou, nesta quinta-feira, a existência de revendedores de gás de cozinha que estão a reter grande quantidade de botijas, para alimentar a especulação de preços.