Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

22 Maio de 2020 | 16h46 - Actualizado em 22 Maio de 2020 | 16h46

Camponeses colhem toneladas de bens agrícolas em Cambambe

Dondo - Cinquenta e quatro mil e 754 toneladas de produtos diversos foram colhidos, na segunda época do ano agrícola 2019/2020, pelos camponeses do município de Cambambe, província do Cuanza Norte.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Camponês a trabalhar num Campo agrícola

Foto: António Lourenço

O facto foi avançado à Angop, hoje, sexta-feira, na vila do Dondo, pelo responsável da Estação de Desenvolvimento Agrário (EDA) do município de Cambambe, Manuel Mateus, tendo referido que houve um aumento na colheita de 19 mil e 469 toneladas de produtos diversos, em relação ao igual período do ano agrícola anterior.

Fez saber que a mandioca, com uma safra de 52 mil e 250 toneladas, foi produto mais colhido, seguido da banana (duas mil e 540 toneladas), batata-doce (duas mil e 100 toneladas), milho (96 toneladas), hortícolas (48 toneladas) e feijão-frade (seis toneladas).

Segundo o responsável, o aumento da safra deveu-se a regularidade das chuvas registadas na primeira e segunda época agrícola, o que contribuiu para a maturação das culturas na altura devida, contrariamente ao ano anterior marcado por estiagem.

Estiveram engajados na actividade do campo na segunda época agrícola cerca de três mil famílias, inseridas no Programa de Extensão e Desenvolvimento Rural (PEDR), duas mil e 250 no Programa de Fomento da Actividade Agrícola e 250 agregados familiares integrados em cooperativas agro-pecuária de ex-militares.

Nesse período, foram lavrados mil e 51 hectares de terra, dos quais apenas 90 hectares com recurso a meios mecanizados e os restantes de forma manual, nas comunas de Massangano, Zenza- do- Itombe e Dange-ya-Menha.

Leia também
  • 22/05/2020 16:19:16

    Ministério dos Recursos Mineiras prorroga concurso de contratação

    Luanda - O Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás prorrogou por 45 dias (de 21/05 a 04/07/2020) o prazo do programa do concurso para a contratação de serviço de três entidades independentes para avaliarem e determinarem os preços bases de venda de diamantes brutos de Angola.

  • 22/05/2020 14:25:12

    Ministro quer maior acompanhamento às beneficiárias do alívio económico

    Luanda - O ministro da Economia e Planeamento, Sérgio Santos, defendeu nesta sexta-feira a necessidade do Instituto Nacional de Apoio às Pequenas e Médias Empresas (Inapem) prestar maior acompanhamento às empresas beneficiárias das medidas de apoio financeiro que suportam o “alívio económico”.

  • 22/05/2020 14:24:44

    EPAS abre três lojas para atender clientes

    Saurimo - A Empresa de Águas e Saneamento da Lunda Sul (EPAS) abriu hoje, em Saurimo, três das cinco lojas previstas para atendimento dos consumidores de água potável, com vista a aproximar os serviços nas comunidades.