Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

21 Maio de 2020 | 20h00 - Actualizado em 21 Maio de 2020 | 20h00

Projecto aquicola apoia 250 famílias em Malanje

Malanje - Duzentas e 50 famílias vulneráveis de 10 localidades do município de Malanje estão a ser apoiadas com tanques de peixes, no âmbito do projecto-piloto de Pesca Artesanal e Aquicultura (AFAP), voltado à melhoria das condições sociais da população.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

A informação foi prestada hoje, quinta-feira, à Angop, pelo chefe de Departamento de Pesca e Aquicultura do Gabinete Provincial da Agricultura e Florestas, Domingos Americano.

O responsável realçou que  foram abertos 129 tanques de 450 metros quadrados cada, dos 250 previstos.

Até ap momento, 54 tanques foram já povoados com dois mil peixes  da espécie tilápia, cada.

Financiado pelo Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (FIDA), o projecto abrange famílias das localidades do Quéssua, Quizanga, Quissol, Casteve, Camizagje, Vula Ngombe, Suinje, Quinglês e Ngola Luije, disse a fonte.

O projecto inclui também a alfabetização das famílias beneficiárias,  a cargo da  Acção de Desenvolvimento de Povo para Povo (ADPP), e formação em matérias de cooperativismo e empreendedorismo, para melhor gestão do plano de negócio.

A par da componente das pescas, o projecto está a apoiar as famílias com sementes para produção de hortícolas, com destaque para tomate, cenoura, cebola, alface e pepino.

Domingos Americano informou  que, com o AFAP, pretende-se elevar a melhoria da qualidade de vida das famílias nas comunidades, através da comercialização do pescado e das hortícolas.

O projecto em causa terá dois ciclos de produção e vai se estender até 2021.

Com um financiamento de 12 milhões de dólares norte-americanos, o projecto-piloto de Pesca Artesanal e Aquicultura está igualmente a ser desenvolvido nas províncias de Luanda, Bengo, Cuanza Norte, mas na componente da pesca continental, enquanto em Malanje a aposta recaiu na aquicultura.

Leia também
  • 21/05/2020 12:44:11

    MINTRANS e AVIC reforçam contrato de construção do novo aeroporto

    Luanda - O Ministério dos Transportes (MINTRANS) e China National Aero-Technology Internatinal Engineering (AVIC) assinaram, respectivamente, uma adenda ao contrato de Empreitada do Projecto de Construção do Novo Aeroporto Internacional de Luanda (NAIL) e o Memorando de Entendimento (MOU).

  • 19/05/2020 19:11:56

    Governo convida empreendedores a investirem na província

    Menongue - O director do Gabinete de Desenvolvimento Económico Integrado do Cuando Cubango, Roberto Biwango, convidou hoje, nesta cidade, empresários nacionais e estrangeiros a investirem na província, tendo em conta as suas potencialidades hídricas, turísticas e agrícolas.

  • 19/05/2020 14:56:04

    Importação trimestral regista redução de 28,5%

    Luanda - Angola importou, no primeiro trimestre deste ano, um milhão e 300 mil toneladas de produtos diversos, contra os um milhão e 900 mil importadas no quarto trimestre do ano 2019, uma diferença que representa uma redução de 28,5 por cento, informou nesta terça-feira o ministro da Economia e Planeamento, Sérgio Santos.