Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

29 Maio de 2020 | 14h42 - Actualizado em 29 Maio de 2020 | 14h41

Cooperativas recebem motobombas em Mbanza Kongo

Mbanza Kongo - Quinze motobombas foram entregues, nesta sexta-feira, em Mbaza Kongo, a igual número de cooperativas e associações agrícolas que se dedicam a produção de hortícolas, com vista a auto-suficiência, em todo ano, desses produtos no município sede da província do Zaire.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Campo agrícola

Foto: Agostinho Kilemba

Os meios que vão permitir irrigar as áreas de cultivo, no período de cacimbo, época seca, foram adquiridos pela Administração local no âmbito do Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza.

As motobombas vão permitir o aumento da produção local de tomate, cebola, alho, repolho, alface, pimenta e beringela,  produtos escassos nos meses de Maio, Junho, Julho e Agosto.

Na ocasião, a administradora municipal de Mbanza Kongo, Nzuzi Makiese, que orientou a cerimónia, informou que o sector agrícola é um dos nove eixos previstos no Programa Integrado de Desenvolvimento local e Combate à Pobreza para a sua circunscrição.

Precisou que, as acções para o eixo da agricultura vão prosseguir, ao qual o município está a canalizar cerca de três milhões e 750 mil Kwanzas por mês, dos 25 milhões de Kwanzas atribuídos mensalmente pelo Ministério das Finanças.

Os demais eixos têm a ver com a cidadania, destinado à atribuição gratuita de Bilhetes de Identidade a cidadãos, o empoderamento da mulher, apoio aos ex-militares, dentre outros, segundo a responsável.

O município de Mbanza Kongo conta com uma população estimada em mais de 180 mil habitantes distribuídos pelas comunas de Kalambata, Kaluka, Nkiende, Luvo, Madimba e Sede.

Leia também
  • 28/05/2020 14:06:24

    Produção de cereais regista incremento na Huíla

    Lubango - A produção de cereais na província da Huíla registou um incremento 69 mil e 25 toneladas, de 185 mil e 731 colhidas em 2019, para 254 mil e 756,92 na primeira época da campanha agrícola do corrente ano.

  • 27/05/2020 17:55:24

    Covid-19: Reabertos restaurantes em Mbanza Kongo

    Mbanza Kongo - Quase 50 por cento das unidades de restauração e similares reabriram os seus serviços na cidade de Mbanza Kongo, capital da província do Zaire, no segundo dia da entrada em vigor da situação de calamidade no país.

  • 27/05/2020 16:38:44

    Canjala regista aumento na produção de milho

    Lobito - Os camponeses da comuna da Canjala, município do Lobito, província de Benguela, atingiram, este ano, uma produção de milho de cinco mil toneladas na primeira fase da campanha agrícola 2019-2020, soube hoje a Angop.