Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

02 Junho de 2020 | 13h55 - Actualizado em 02 Junho de 2020 | 13h54

Camponeses do Quela colhem 14 toneladas de batata-rena

Malanje - Catorze toneladas de batata-rena foram colhidas pelos camponeses da associação "Xinganeca", no município do Quela, de Abril a Maio deste ano, numa área de dois hectares.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

A informação foi avançada hoje, terça-feira, pelo chefe do Instituto de Desenvolvimento Agrário (IDA) do Quela, António dos Santos, referindo que a produção destina-se à comercialização, sendo que nesta altura foram já vendidas oito toneladas no mercado informal.

Salientou que a quantidade restante (seis toneladas) será vendida à fábrica de batata-rena localizada no município de Cacuso, realçando que, para o cultivo do produto, o IDA apoiou os camponeses com sementes, adubos e instrumentos de trabalho.

Entretanto, o coordenador da referida associação, André Maurício, disse tratar-se da primeira safra de batata-rena, sendo que a produção tradicional dos associados são as culturas de mandioca, milho, feijão, batata-doce e hortícolas.

Precisou que, fruto da venda do produto, foram arrecados 400 mil kwanzas, que vão servir para a compra de inputs agrícolas e o aluguer de tractores para o alargamento das áreas de cultivo.

Sem avançar quantidades, o responsável fez saber que, para além da batata-rena, espera-se colher milho, feijão, batata-doce, jinguba, inhame, gergelim e hortícolas em grande escala, com estimativa de superação da produção do ano agrícola passado.

A associação Xinganeca foi fundada a dois de Julho de 2015 e conta com 45 membros.

Leia também
  • 30/05/2020 12:21:47

    Programa "Kwenda" já é realidade

    Nzeto - O Programa de Transferências Sociais Monetárias (Kwenda) foi lançado, oficialmente, este sábado, na Vila do Nzeto, província do Zaire.

  • 30/05/2020 11:33:44

    SonAir encerra voos domésticos neste domingo

    Luanda - A SonAir vai encerrar, a partir do dia 31 deste mês, as operações de voos domésticos em aeronaves do tipo Beechcraft 1900 D, para as ROTAS de Luanda/Soyo/Luanda, Luanda/Cabinda/Luanda, e os voos interprovinciais entre Soyo e Cabinda.

  • 28/05/2020 19:29:13

    Falta de financiamento dificulta actividade empresarial

    Menongue - A falta de financiamento e a burocracia no tratamento de documentos para a legalização de empresas junto do INAPEM afiguram-se como principais dificuldades dos jovens empreendedores no Cuando Cubango, afirmou, nesta quinta-feira, o coordenador dos jovens empreendedores, Domingos Luanda.