Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

30 Junho de 2020 | 20h43 - Actualizado em 30 Junho de 2020 | 20h43

Governo recebe propostas para gestão de terminal do Porto de Luanda

Luanda - O Governo angolano procede, esta quarta-feira, à abertura das propostas para o Concurso Público Internacional para a concessão, exploração e gestão do Terminal Multiuso do Porto de Luanda, lançado em Dezembro de 2019.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Vista parcial do Porto de Luanda

Foto: Nelson Malamba

Conforme uma nota do Porto de Luanda, enviada à ANGOP, nove empresas de vários países, com comprovada experiência na área  portuária, submeteram as candidaturas a este concurso.

O governo, lê-se na nota, pretende, com a concessão do terminal a entidade privada promover o desenvolvimento e melhoria da eficiência da actividade portuária no país, através do envolvimento de operadores privados.

Como requisitos obrigatórios de participação no concurso, entre outros, os concorrentes devem ter um volume de negócios médio anual dos últimos três exercícios fiscais não inferior ao equivalente a USD 100 milhões.

Devem ter ainda um activo líquido não inferior ao equivalente a USD 100 milhões, capital próprio realizado não inferior ao equivalente a USD 25 milhões.

No caso de associação de empresas, os requisitos referidos devem corresponder aos respectivos indicadores, ponderados pela respectiva participação de cada empresa na associação.

O Terminal Multiuso do Porto de Luanda é uma infra-estrutura portuária que se dedica à operação simultânea de carga geral e contentores.

Possui um cais de 610 metros, uma profundidade de 12,5 metros e conta com uma área de 181.070 metros quadrados com capacidade para movimentar 2.6 milhões de toneladas por ano.

O terminal multiuso tem as valências para carga contentorizada e geral. A primeira detém cerca de 51 por cento da capacidade de movimentação de carga e a segunda 44 por cento.

Assuntos Angola  

Leia também
  • 01/07/2020 15:48:26

    Banco Mundial com empréstimos na ordem de USD 50 mil milhões

    Luanda - O Banco Mundial (BM) deverá providenciar, este ano, empréstimos na ordem de 50 mil milhões de dólares norte-americanos para 48 países da África Subsaariana, incluindo Angola.

  • 30/06/2020 20:18:29

    Angola passa a país de renda média em 2021

    Luanda - Angola passa a integrar, em Fevereiro de 2021, os considerados Países de Renda Média (PRM), deixando de pertencer aos Países Menos Avançados (PMA), informou hoje, em Luanda, o ministro da Economia e Planeamento, Sérgio dos Santos.

  • 30/06/2020 15:44:41

    BPC encerra 53 agências a partir de 13 de Julho

    Luanda - Cinquenta e três agências/postos de atendimento do Banco de Poupança e Crédito (BPC) serão encerrados, a partir do dia 13 de Julho próximo, em várias províncias do país.