Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

03 Julho de 2020 | 21h02 - Actualizado em 03 Julho de 2020 | 21h02

Empreendedores fomentam auto-emprego no Cuanza Sul

Sumbe - A província do Cuanza Sul registou, nos últimos dois anos, a formação, no Centro Local de Empreendedorismo e Serviços de Emprego (Clese), de 285 empreendedores que criaram 222 pequenas e médias empresas e cerca de 214 postos de trabalhos directos e mais de 300 indirectos.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

No leque de empresas criadas está a Diombe Gest, constituída a partir de um financiamento bancário. Montou, no ano transacto, 17 máquinas de costuras, que, adaptadas ao momento actual de pandemia, produzem de oito mil máscaras por dia, batas, tocas e equipamentos de biossegurança.

Tem pelo menos 60 trabalhadores, distribuídos em diversas áreas, que asseguram a produção e comercialização de álcool em gel, material de construção e eléctrico, entre outros materiais.

A empresa "Celita Protocolo", vocacionada à prestação de serviços de protocolo em eventos de instituições públicas e privadas, é outra firma constituída no âmbito do empreendedorismo, emprega 15 trabalhadores e está no mercado desde 2012.

Na senda do empreendedorismo, está também a senhora Conceição Fernanda, que vende no mercado do Chingo (Sumbe).É uma mulher que vende roupas de fardo e empregou cinco jovens.

“ Recebi um financiamento de 500 mil Kwanzas me que permitiu criar dois postos de trabalho para jovens desempregados”, disse a empreendedora.

Fez saber que, mensalmente, realiza prestações financeiras para pagar o crédito, que recebeu.

 António Bernardo é outro empreendedor, actua na área de climatização, no município do Porto Amboim. Com sua iniciativa, contratou oito jovens que fazem a montagem e manutenção de aparelhos de ar condicionado.

A propósito de iniciativas empreendedoras, o economista Fernando Raimundo disse que  o fomento do auto-emprego e empreendedorismo deve ser incentivado aos jovens, sempre acompanhado de dicas sobre gestão, finanças e contabilidade.

Para si, estes jovens devem ser apoiados com políticas público-privadas, apresentando as suas preocupações aos parceiros, sejam bancos comerciais, governos províncias ou administrações municipais.

“É daí que surge o auto-emprego e outros postos de trabalho, num contexto de crise económica e financeira, mas de grandes oportunidades para os mais criativos e trabalhadores”, sublinhou o técnico .
 
 

Leia também
  • 03/07/2020 07:27:43

    Mais de 800 empreendedores fomentam auto-emprego

    Lobito - Mais de oitocentos jovens empreendedores, dos cinco mil formados nos últimos dois anos, pela Associação de Jovens Empreendedores de Angola (AJEA), já abriram pequenas empresas, com o objectivo de fomentar o auto-emprego na província de Benguela, apurou a ANGOP.

  • 02/07/2020 18:14:05

    Projectos "Okutata" e "Kindala" tiram mais de mil jovens do desemprego

    Lobito - Mil e 955 jovens vão beneficiar, a partir de Setembro deste ano, de postos de trabalho em 15 cooperativas de agro-negócio, em três municípios da província de Benguela, no âmbito dos projectos "Okutata" e "Kindala", lançados hoje, quinta-feira, pela Associação de Jovens Empreendedores de Angola (AJEA).

  • 01/07/2020 19:34:42

    Agricultura e pesca devem ser prioridade no Cuanza Sul

    Sumbe - O secretariado provincial da Unita no Cuanza Sul, Nelson Custódio, apontou hoje (quarta-feira), na cidade do Sumbe, o fomento da agricultura, pesca, actividade industrial e do turismo como prioridades para o desenvolvimento económico da região.