Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

07 Julho de 2020 | 19h45 - Actualizado em 07 Julho de 2020 | 19h45

Aquicultores de Malanje comercializam toneladas de peixe

Malanje- Duas mil e 500 toneladas de peixe cacusso começaram a ser comercializadas a partir de hoje, terça-feira, na localidade de Quissole, província de Malanje, por aquicultores associados no âmbito do Projecto de Pesca Artesanal e Aquicultura.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

A comercialização é respeitante ao 1º ciclo produtivo desta espécie de peixe que vai até ao mês de Agosto deste ano, sendo que cada quilograma do pescado está a custar três mil kwanzas, cujo acto de lançamento do programa de vendas foi testemunhado pelo governador provincial de Malanje, Norberto dos Santos.

O governante, que na ocasião ofereceu aos aquicultores uma motorizada de três rodas e redes de pesca, desafiou os jovens a criarem cooperativas de aquicultores, de modo a fomentar a actividade, no sentido de ajudarem o programa do Executivo de diversificação da economia.

Por seu turno, o coordenador para o Desenvolvimento Comunitário do Projecto, Evaristo Quintas, disse que esta iniciativa está a apoiar 250 famílias das localidades de Quissol, Vila Matilde, Vula Ngombe, Ngola Luije, Quéssua, Camizaje, Casteve e Quizanga, regiões do município de Malanje.

Fez saber que 124 tanques de engorda, dos 250 preconizados, possuem dois mil peixes, prontos a serem comercializados.

Informou que as famílias envolvidas no programa estão a ser apoiadas ainda com meios para produção agrícolas, com vista a reduzir a fome e fomentar o empreendedorismo nas comunidades.

Evaristo Quintas lembrou que as famílias que fazem parte do programa frequentaram um curso de gestão de negócio, de modo a garantir a sustentabilidade do projecto, numa altura em que o Governo Provincial de Malanje está a potenciar o Centro de Aquicultura de Camibafo, no sentido de produzir ração para os aquicultores.

Estimado em 12 milhões de dólares norteamericanos, o projecto de Pesca Artesanal e Aquicultura é financiado pelo Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (FIDA) e está a ser executado nas províncias de Luanda, Bengo, Cuanza Norte e Malanje.

Leia também
  • 07/07/2020 19:18:40

    Brigada de mecanização agrícola em Cacolo beneficia de tractores

    Cacolo - Uma brigada de mecanização agrícola no município de Cacolo, província da Lunda Sul, beneficiou hoje, terça-feira, de três tractores e respectivas alfaias, para prestar serviços às famílias de camponeses, agricultores individuais, associações e cooperativas.

  • 07/07/2020 18:40:09

    Covid-19: Dois restaurantes encerrados por desobediência

    Malanje - Dois restaurantes foram encerrados no último fim-de-semana, pelo Gabinete Provincial da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos de Malanje por desobediência às normas de biossegurança tendentes à prevenção da covid-19.

  • 07/07/2020 12:01:10

    Nova família do Kwanza começa circular a 30 de Julho

    Luanda - A nova família do Kwanza "série 2020" entra em circulação a partir do dia 30 de Julho, anunciou, nesta terça-feira, o governador do Banco Nacional de Angola (BNA), José Lima Massano.