Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

16 Julho de 2020 | 10h05 - Actualizado em 16 Julho de 2020 | 10h05

Fazenda Santo António duplica produção de carne suina

Luanda - A Fazenda Santo António, localizada no município da Quibala, na província do Cuanza Sul, pretende, partir deste ano, duplicar a sua produção de carne suina, passando das actuais 20 mil para 40 mil toneladas/ano.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

1 / 1

Fuba de milho da fazenda Santo Antonio (arq)

Foto: Francisco Miudo

Fazenda Santo António no município da Kibala (arq)

Foto: Francisco Miudo

De acordo com o administrador da referida Fazenda, Jose Alexandre, que falava hoje em entrevista à Angop, a aposta nesse sector visa essencialmente abastecer o mercado nacional e participar activamente no processo de diversificação da economia e redução da importações.

Segundo o gestor, o aumento da produção será resultado das 800 porcas em procriação.

A par da criação de suinos, a fazenda conta também com uma área de reprodução do gado bovino (vaca) com um total de mil e 500 cabeças, contra os 400 animais da sua fase inicial e engorda de dois mil vitelos/ano.

De 2016 até agora a fazenda já gerou 400 novos postos de trabalho, na sua maioria para  angolanos.

Em função dos resultados já alcançados e tendo em conta o cronograma de actividades, a fazenda tem uma área cultivada de dois mil hectares, com uma fábrica de ração e outra de fuba.

“Vamos produzir e fornecer matéria-prima para que haja produção de galinhas, possibilidade de engorda de bovinos que já são mil e 300 cabeças/ano”, referiu o empresário.

José Alexandre entende que todos aqueles com alguma capacidade financeira devem também investir na agricultura e pecuária, porque Angola precisa que este sector se desenvolva para estar menos dependente de divisas e das importações.

Por outro lado, o empresário defendeu a necessidade de projectos como este e outros à sua volta tenham energia eléctrica da rede, para reduzir os custos de produção e a consequente a baixa de preços.

Assuntos Agricultura   Agro-industria  

Leia também
  • 15/07/2020 16:09:13

    Fazenda Agrikuvango aumenta produção de milho

    Lubango - Com a chegada de 12 novos pivôs de irrigação este mês, a Fazenda Agrikuvango, instalada há três anos no município de Cuvango, província da Huíla, passará a ter uma capacidade de produção anual de 21 mil toneladas de milho, contra as duas mil e 700 actuais.

  • 13/07/2020 14:02:41

    Jardins da Yoba produz 1,5 mil toneladas de semente melhorada de milho

    Lubango - Mil e quinhentas toneladas de semente de milho melhorada foram este ano produzidas pelo grupo "Jardins da Yoba", na Humpata, província da Huíla, quantidade muito superior das 30 da fase de experimental, realizada em 2019.

  • 13/07/2020 13:27:54

    IDF veta exploração de madeira a cinco empresas

    Cabinda - O Instituto de Desenvolvimento Florestal em Cabinda proibiu cinco empresas locais de explorarem madeira, durante época florestal 2019/2020, por não reunirem os requisitos necessários do regulamento florestal.