Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

15 Julho de 2020 | 11h38 - Actualizado em 15 Julho de 2020 | 17h10

Nova série do Kwanza garante manutenção da base monetária nacional

Huambo - A manutenção da base monetária nacional constitui o principal ganho a ser alcançado com a pretensão do Governo angolano de introduzir, a partir do próximo dia 30, a nova série de Kwanzas, tendo em conta as potencialidades que apresenta em termos de segurança e durabilidade.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Notas da nova série do Kwanza

Foto: Nelson Malamba

A afirmação é do delegado regional do Banco Nacional de Angola (BNA) no Huambo, Rafael Bumba, quando procedia hoje, quarta-feira, a apresentação das notas aos membros do Governo provincial, em acto encabeçado pela governadora Lotti Nolika.

O responsável explicou que a nova série de notas, aprovada tendo em conta o alto nível de desgaste da actual, possui elementos que garantem a sua total segurança, o que torna mais difícil a falsificação, bem como garante maior durabilidade.

Rafael Bumba referiu que, entre os elementos novos desta família do Kwanza constam o polímero, um plástico usado no fabrico das notas de 200, 500, 1000 e 2000 Kwanzas, ao passo que a de 5000 Kwanzas contínua em papel de algodão.

De acordo com o responsável, o material (polímero) é de difícil acesso e resistível, tornando assim as notas menos propensas as intenções dos falsificadores e com remota facilidade de destruição, o que permitirá o seu maior controlo.

Deste modo, prosseguiu o delegado do regional do BNA, pode-se garantir a manutenção da base monetária nacional, baseada na quantidade de moedas e notas permitidas circular numa determinada economia, o que não tem sido difícil com a série actual, tendo em conta as fragilidades que apresenta em termos de falsificação e destruição.

Ainda em termos de vantagens, apontou a inclusão de elementos novos, com destaque para o Hino Nacional e outros símbolos que ressaltam as potencialidades culturais, históricas e turísticas do país e, ao mesmo tempo, contribuem para a segurança do dinheiro.

Rafael Bumba lembrou que a nova série vai circular a partir de 30 de Julho, com a introdução no mercado da nota de 200, que coabitará com a série de 2012, até a orientação legal da sua retirada definitiva.

O Kwanza tornou-se na moeda oficial de Angola a 08 de Janeiro de 1977, dois anos depois da proclamação da Independência Nacional, a 11 de Novembro de 1975.

No seu percurso cronológico, o Kwanza sofreu algumas ligeiras adaptações quanto a sua designação, como Novo Kwanza, Kwanza Reajustado e novamente Kwanza.

Assuntos Província » Huambo  

Leia também
  • 13/07/2020 11:57:13

    Criadores nacionais apostam em técnicas de multiplicação genética

    Caála - Os criadores nacionais têm apostado, cada vez mais, em técnicas de multiplicação genética animal desenvolvidas pelo Centro da comuna da Calenga, no município da Caála (Huambo), de acordo com o seu responsável, Alcino Manuel Nunda Sayengue.

  • 10/07/2020 11:31:18

    IDF investe no aumento da produção de mel

    Huambo - O Instituto de Desenvolvimento Florestal (IDF) na província do Huambo prevê, este ano, o aumento dos níveis de produção do mel, de 500 toneladas, para mais de 600, tendo em conta os investimentos feitos nesta área.

  • 08/07/2020 13:51:31

    BUE constitui mais de 700 empresas no Bailundo

    Bailundo - O Balcão Único do Empreendedor (BUE) no município do Bailundo (Huambo) constituiu mais de 700 empresas de diversos ramos da actividade comercial, entre Junho de 2019 à presente data, com a entrada em vigor do processo de simplificação dos serviços.