Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

04 Agosto de 2020 | 10h10 - Actualizado em 04 Agosto de 2020 | 10h09

Fazenda Seleca colhe mais de 200 toneladas de tomate

Malanje - Duzentas e 37 toneladas de tomate estão a ser colhidas na presente campanha agrícola na fazenda Seleca, localizada na comuna de Muquixe, município de Mucari, província de Malanje.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

O projecto tem no tomate a sua cultura de destaque e planta mensalmente cinco  hectares. Até ao momento, foram colhidas 72 toneladas do produto, prevendo-se ainda outras 165 até Outubro do corrente ano, disse hoje, terça-feira, o gestor da fazenda, Cristiano Vandick.

A par do tomate, foram ainda colhidas e comercializadas nas províncias de Malanje, Lunda Norte, Lunda Sul e de Luanda 31 toneladas de repolho, 30 de milho, 23 de pepino, 16 de beringela, 15 de cebola, cinco de pimento e feijão, assim como três de jindungo.

De acordo com o responsável, em 2019, a produção cifrou-se em 180 toneladas de tomate, 40 de repolho, 50 de melancia, 20 de pimento, 25 de cebola, 14 de feijão e 10 de pepino.

O responsável precisou que, na próxima campanha agrícola, perspectiva-se elevar a produção, mas tal intenção está condicionada à falta de incentivos, com destaque para  fertilizantes e insecticidas, cujos preços triplicaram nos últimos tempos, para além das  dificuldades para o escoamento dos produtos.

Neste particular, lamentou a deterioração, em 2019, de sete toneladas de tomate, em função da inacessibilidade das vias, sobretudo no tempo chuvoso.

Por outro lado, Cristiano Vandick adiantou que o projecto está a criar condições para apostar na criação de suínos e de peixes, com vista a abastecer o mercado local.

Instalada numa área de 850 hectares, a fazenda Seleca foi reaberta em 2017, após longos anos de paralisação, e conta actualmente com 50 trabalhadores efectivos e 100 colaboradores.

Leia também
  • 02/08/2020 18:12:48

    Ministro da Economia e Planeamento reúne-se com AJECO

    Luanda - O ministro da Economia e Planeamento, Sérgio Santos, reuniu-se hoje (domingo), em Luanda, com a direcção executiva da Associação dos Jornalistas Económicos (AJECO), com quem abordou aspectos ligados ao fortalecimento da parceria institucional.

  • 31/07/2020 14:28:17

    PAC financia Lucky Man com mais de mil milhão de Kwanzas

    Cahombo - A Fazenda Lucky Man vai expandir a sua área de produção na próxima campanha agrícola, passando de quatro para sete mil hectares de cereais e frutas, com o financiamento de mil milhão e 950 milhões de Kwanzas do Programa de Apoio ao Crédito (PAC).

  • 29/07/2020 17:03:46

    Banca já concedeu quatro mil milhões Kz no âmbito do PAC

    Luanda - Quatro mil milhões de kwanzas é o valor concedido pelas instituições bancárias por via do Programa de Apoio ao Crédito (PAC), para ajudar o Programa de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição das Importações (Prodesi).