Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

04 Agosto de 2020 | 19h44 - Actualizado em 04 Agosto de 2020 | 19h58

Seleccionados municípios para arranque do censo agro-pecuáriao

Catumbela - Catumbela, Benguela e Baía Farta são os três municípios da província de Benguela seleccionados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) para o arranque, no dia 12 deste mês, das actividades do Censo Agro-Pecuário e Pescas (RAPP), 2020/2021, soube hoje a Angop.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Recenseamento Agropecuário e Pescas

Foto: Henri Celso

Segundo o chefe dos Serviços Provinciais do INE em Benguela, José Maria Martins, cerca de 150 agentes, entre inquiridores, recenseadores e supervisores de campo, estão já capacitados e credenciados.

Os dados foram avançados aos membros do Conselho Municipal de Auscultação da Comunidade na Catumbela, tendo aquele responsável revelado que o Gabinete Central do Censo Agro-Pecuário e Pescas já firmou contratos com estes agentes para trabalharem em Benguela.

Aponta como grupo-alvo camponeses, agricultores, criadores de gado, fazendeiros, médias e grandes empresas, aquicultores, apicultores e pescadores, num processo que visa recolher informações sobre a produção agro-pecuária e pescas, acesso a mercados, serviços e infra-estruturas socioeconómicas e agrícolas.

José Maria Martins também sublinhou a estratégia de mobilização e sensibilização, que engaja não só a comissão provincial, como gabinetes municipais, autoridades tradicionais e outros líderes comunitários, para o envolvimento da população rural no processo.

Em termos de material de campanha de divulgação, adiantou que já se começou a distribuir o primeiro lote de material para a publicidade e que o município da Catumbela, por exemplo, recebeu na segunda-feira alguma quantidade, entre bonés, camisolas, cartazes e panfletos.

Garante que mais material será distribuído aos gabinetes municipais do RAPP que, por sua vez, o fará chegar às comunas, já que, como referiu, é onde se concentra a população que pratica a agricultura familiar.

Por outro lado, fez saber que, numa primeira fase, o recenseamento para os agregados familiares nas aldeias e bairros será por amostragem e depois extensivo, quando começar-se a recensear as grandes e médias empresas, no âmbito da agricultura empresarial.

Apesar da pandemia que afecta o país e o mundo, admite estarem acauteladas as condições de biossegurança para os agentes do RAPP arrancarem com as actividades no dia 12 deste mês, nos três primeiros municípios seleccionados, dos 10 que compõem a província de Benguela. 

Por recomendações de instituições internacionais, o Censo Agro-Pecuário e Pescas em Angola deveria acontecer em 2016, precisamente dois anos após o Censo da População e Habitação (2014), mas a crise económica e financeira inviabilizou a sua realização.

Mas, um financiamento de cerca de 62 milhões de dólares americanos, concedido pelo Banco Mundial e o Fundo Monetário Internacional (FMI), possibilitou o arranque, em 2019, das tarefas preparatórias do RAPP, uma operação estatística de recolha, processamento e divulgação de dados sobre a estrutura da agricultura, pecuária e pescas, em todo país, que vai ajudar as autoridades na tomada de decisões.

Leia também
  • 04/08/2020 19:08:33

    Ganda regista aumento na produção de café

    Ganda - Vinte e duas toneladas de café mabuba foram colhidas no primeiro semestre deste ano no município da Ganda, contra as 20 de igual período do ano transacto, informou a representante do Instituto Nacional do Café (INCA), Ana Canga.

  • 31/07/2020 17:15:01

    Internacionalização do Aeroporto da Catumbela crucial para desenvolvimento da região

    Benguela - A internacionalização do aeroporto da Catumbela vai jogar um papel fundamental na interligação da província de Benguela com os principais núcleos regionais e não só, possibilitando o desenvolvimento sustentável da região, advogou o secretário-geral do Governo local, Aquiles de Carvalho.

  • 30/07/2020 14:28:53

    Pesca artesanal ressente-se de "erros do passado" - administrador

    Lobito - A pesca artesanal no Egipto Praia, província de Benguela, está a sofrer as consequências de erros do passado, em que barcos industriais estrangeiros capturavam descontroladamente os recursos marinhos, considerou hoje, quinta-feira, o administrador comunal, José Faria.