Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

17 Setembro de 2020 | 00h17 - Actualizado em 16 Setembro de 2020 | 22h34

Bié colhe mais de 900 mil toneladas de milho

Cuito - Novecentas e sessenta mil toneladas de milho foram colhidas pelos camponeses do Bié, na campanha agrícola 2019/2020, mais de 100 mil toneladas em relação a época anterior.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Milho, um dos cereais mais produzido no Bié

Foto: Leonardo Castro

Nessa época agrícola, foram preparadose 600 mil hectares de terra, 20 mil a mais que na edição anterior.

O Governo local apoiou com inputs agrícolas cerca de 112 mil famílias camponesas, das quais 81 mil na primeira fase e 31 mil na segunda.

Para esta empreitada, o Governo Central disponibilizou também um kit de desmatação, com máquinas pesadas e 50 tractores agrícolas, que resultaram na constituição de 10 Brigadas de Mecanização Agrícola, distribuídos por todos os municípios desta parcela do território.

Além do milho, os camponeses colheram também quantidades não determinadas de arroz, feijão, soja, tubérculos (mandioca, batata rena e batata doce), bem com hortaliças diversas.

Segundo o director do Gabinete Provincial da Agricultura, Floresta e Pescas, Marcolino Rocha Sandemba, que falava num encontro de Entendimento sobre a Melhoria do Ambiente de Negócio entre os produtores e compradores da indústria transformadora e agricultores, apesar do aumento na produção de várias culturas, os camponeses ainda enfrentam dificuldades de escoamento dos produtos do campo para a cidade.

Para a próxima campanha agrícola, segundo a fonte, pretende-se aumentar os níveis de produção e colheita, principalmente de cerais, por serem muito consumidos no país, sem, no entanto, especificar a quantidade que se prevê colher.  

Já a directora do  Gabinete de Desenvolvimento Económico Integrado, Anacleta Leonardo, afirmou que o Executivo angolano tem trabalhado para melhorar o ambiente de negócio entre o produtor e comprador, de forma a evitar a deterioração dos produtos do campo.

Fez saber que a instituição está a desenvolver acções tendentes ao financiamento dos camponeses, para que se consiga aumentar a produção agrícola e garantir a segurança alimentar das famílias.   

O sector Agrícola no Bié controla oito mil e 797 cooperadores, em 245 cooperativas e 52 mil, 892 camponeses associados e mais de 100 mil famílias camponesas.

Com um milhão 455 mil 255 habitantes, a província tem 1.321 associações de camponeses e perto de 850 escolas de campo, das mil e 360 previstas até 2021.

Leia também
  • 15/09/2020 10:51:15

    Camponeses da Chicomba recebem fertilizantes

    Chicomba - Pelo menos 761 famíliasas camponesas das comunas do Quê e sede municipal de Chicomba, na Huíla, beneficiaram, nesta segunda-feira, de 79,5 toneladas de fertilizantes, através do Projecto de Desenvolvimento da Agricultura Familiar e Comercialização (SAMAP).

  • 13/09/2020 18:08:01

    Pescado do "Olutorsky" vai a venda segunda-feira

    Menongue - Vinte e nove toneladas de peixe carapau, das mil e 200 apreendidas, em Agosto último, no navio ucraniano "Olutorsky", na província de Benguela, começam por ser vendidas nesta segunda-feira, em Menongue, capital do Cuando Cubango.

  • 12/09/2020 09:27:07

    MOSAP II: "um verdadeiro amigo" no combate à fome

    Cuito - O Projecto de Desenvolvimento da Agricultura Familiar e Comercialização (MOSAP), em implementação na província do Bié, desde 2011, constitui um ''amigo incansável'' no combate à pobreza e redução significativa da fome na região centro-sul do país.