Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

18 Setembro de 2020 | 14h54 - Actualizado em 18 Setembro de 2020 | 17h34

"Cidadela Jovens de Sucesso" em construção no Uíge

Uíge - Uma escola regional de formação rural e de ofícios, denominada "Cidadela de Jovens do Sucesso", iniciou a ser construída esta quinta-feira, no município de Cangola, no Uíge, no âmbito do Plano de Acção de Promoção da Empregabilidade (PAPE).

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

A intra-estrutura, cujo lançamento coube à ministra da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, Teresa Dias, vai alavancar o auto-emprego no país.

A escola terá, entre outros compartimentos, área administrativa, internato, oficinas, residência dos trabalhadores, complexos desportivos e de lazer.

Na ocasião, a governante entregou igualmente micro-crédito a jovens empreendedores do município de Cangola e material para agricultura.

A obra, instalada num espaço de 16 hectares, com custo de 25 milhões de dólares, vai durar 15 mêses e será mais uma acção do Governo, em erguer escolas rurais para servir jovens carentes, com oportunidade imediata de emprego, com a formação adquirida em carpintaria, marcenaria, agricultura e outros ofícios.

O governador do Uíge, Sérgio Luther Rescova, reafirmou o compromisso do Executivo de continuar a formar quadros para promover o desenvolvimento nacional.

A escola vai ajudar no combate ao desemprego na região, devendo servir sobretudo jovens vulneráveis do Zaire, Cuanza Norte e Malanje, além de outras províncias.

A anterior escola regional foi destruída em 1978 durante à guerra.

A ministra da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social terminou hoje a sua visita ao Uíge.

O PAPE tem como objectivos fomentar o empreendedorismo no seio dos jovens, nos domínios técnico-profissional e de gestão de pequenos negócios, e contribuir para a promoção da inclusão financeira, fiscal e social da juventude. Nesta fase inicial, o PAPE gerou no Uíge 214 empregos com a entrega de créditos e kits profissionais.

O referido plano de acção, que também visa a melhoria do rendimento familiar, está alinhado com os programas de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição das Importações (PRODESI), de Reconversão da Economia Informal (PREI) e Integrado de Desenvolvimento do Comércio Rural (PIDCR).

Leia também
  • 18/09/2020 17:26:08

    PAPE distribui micro-crédito a 57 jovens na província do Uíge

    Uíge - O Plano de Acção para Promoção da Empregabilidade (PAPE) distribuiu micro-crédito a 57 jovens dos municípios do Negaje, Uíge e Songo, da província do Uíge, um montante que varia de mil até cinco mil dólares, equivalentes em kwanza.

  • 02/09/2020 13:40:30

    Água Cesse reduz produção para 27 mil garrafas/dia

    Uíge - A fábrica de Água Cesse, localizada no município de Negage, província do Uíge, reduziu a produção de água de 32 mil para 27 mil garrafas/dia, nos últimos seis meses, devido a escassez de matéria prima resultante da pandemia da covid-19.

  • 27/08/2020 18:00:30

    PIIM oferece emprego em Sanza Pombo

    Uíge - Pelo menos sessenta e nove jovens do Sanza Ponbo, província do Uíge, ganharam, em Junho, o primeiro emprego, ao participarem na construção das duas escolas na região, no quadro do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM).