Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

30 Setembro de 2020 | 18h20 - Actualizado em 30 Setembro de 2020 | 18h20

CMC promove Semana Mundial do Investidor

Luanda - A Comissão do Mercado de Capitais (CMC) participa, de 5 a 9 de Outubro de 2020, na quarta edição anual da Semana Mundial do Investidor (World Investor Week - WIW, na sua sigla em inglês).

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

A participação da CMC nesta actividade de cunho internacional é resultado da sua recente adesão ao Comité 8 da IOSCO (C8) e do convite desta organização para ser coordenador regional para África, com o objectivo de divulgar a Semana Mundial do Investidor junto de outras Autoridades Reguladoras do continente africano.

Devido à pandemia da Covid-19 e em obediência às medidas de segurança derivadas da Situação de Calamidade Pública, este ano o evento será realizado a distância com recurso às tecnologias digitais disponíveis, esclarece uma nota de imprensa da CMC chegada hoje à Angop.

Durante os cinco dias, serão realizadas actividades com foco no investidor por meio de workshops, conferências e campanhas educacionais nacionais.

Além da CMC, participam nesta semana vários players do sistema financeiro nacional, estando desde já confirmada a participação do Ministério das Finanças (Minfin), Banco BAI e Conselho Nacional de Estabilidade Financeira (CNEF), entre outros.

A nível internacional, aguarda-se pela presença de representantes de principais instituições financeiras de Portugal, Brasil, Cabo Verde e Moçambique.

Durante a semana do investidor vários temas serão abordados, como Finanças para todos (Inclusão Financeira), Educação Financeira para quem Investe no MVM: Perspectivas e Oportunidades; Financiamento Colaborativo: Vantagens e Desafios.

O Crescimento da Indústria dos OIC, Adaptações da Educação Financeira face ao Contexto Actual, o Futuro das Finanças com as Fintechs e Criptoactivos, O Investidor: Educação Financeira e a sua Protecção são os temas a serem abordados na gama de webinars a serem realizados.

A Semana Mundial do Investidor é uma iniciativa global promovida pela Organização Internacional das Comissões de Valores (IOSCO) com o objectivo de sensibilizar e alertar para a importância da educação financeira e da protecção dos investidores e destacar as diversas iniciativas dos reguladores de valores mobiliários nessas duas áreas críticas.

A CMC foi oficialmente admitida como membro ordinário da IOSCO em Julho de 2017, concretizando assim um dos objectivos da sua estratégia para dotar o sistema financeiro angolano de um Mercado de Valores Mobiliários transparente, eficiente e credível.

Leia também
  • 13/07/2020 20:01:36

    Fundo Soberano regista lucros de USD 234 milhões em 2019

    Luanda - O Fundo Soberano de Angola registou no exercício económico de 2019 um lucro de 234 milhões de dólares, resultado associado ao bom desempenho dos mercados financeiros internacionais onde tem investido mais de USD 1.789 milhões.

  • 04/10/2019 17:31:19

    Mercado mobiliário pode contribuir para saída da crise

    Luanda - O investimento no mercado de valores mobiliários pode ser parte da solução para a saída da crise económica que o país enfrenta, considerou nesta sexta-feira, em Luanda, o responsável pelo Departamento de Trading da Sala Mercados do Standard Bank Angola, Auriano Santos.

  • 12/12/2018 19:53:21

    Administradores municipais devem racionalizar fundos públicos

    Sumbe - O governador provincial do Cuanza Sul, Eusébio de Brito Teixeira, aconselhou hoje, quarta-feira, na cidade do Sumbe, os administradores municipais a racionalizarem os fundos públicos, com vista a implementação de projectos de combate à fome e à pobreza.