Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

30 Setembro de 2020 | 15h48 - Actualizado em 30 Setembro de 2020 | 15h48

Mais de mil fazendas serão expropriadas por falta de aproveitamento

Benguela - Cerca de mil e 700 fazendas há muito requeridas e até aqui sem qualquer aproveitamento, na província de Benguela, vão começar a ser expropriadas a curto prazo, de modo a dar primazia a quem tiver de facto condições financeiras para trabalhar a terra, informou hoje, nesta cidade, o chefe de departamento do Gabinete Provincial da Agricultura e Pecuária.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Campo Agrícola

Foto: Joaquim Tomás

Segundo Martinho Gabriel, que falava à imprensa, das mais de mil fazendas requeridas, apenas 211 produzem regularmente, estando as demais sob completo abandono.

Sem apontar os níveis de produção actual ou hectares em aproveitamento, Martinho Gabriel indicou que, a maioria destas fazendas em funcionamento, estão mais concentradas na zona litoral de Benguela.

Para si, os imputes agrícolas estão cada vez mais caros, apesar das empresas importadoras os colocarem sempre nos mercados de consumo.

Contudo, disse que isso não inibe os investidores e tal como acontece em outras províncias, o governo de Benguela vai expropriar as fazendas inoperantes.

Entretanto, a Angop apurou que a campanha agrícola 2019/2020, a nível da província de Benguela, prevê uma colheita de 890 mil toneladas de produtos diversos, contra as 390.852 da época anterior.

Leia também
  • 28/09/2020 14:35:26

    Falta de energia eléctrica nos vales agrícolas de Benguela condiciona produção

    Benguela - A falta de energia eléctrica nos três principais vales agrícolas de Benguela está a condicionar sobremaneira o incremento da produção, estando aquém dos anos em que a província liderava o país no plantio de tomate e banana, considerou o presidente das cooperativas agropecuárias locais, António Manuel Monteiro.

  • 25/09/2020 21:33:15

    Empresários de Benguela destacam novo paradigma

    Benguela - Empresários em Benguela destacaram, nesta sexta-feira, a aproximação do Presidente João Lourenço ao sector empresarial privado, ao estabelecer como prioridade a recuperação da economia, com foco no aumento da produção interna.

  • 24/09/2020 15:40:06

    Venda de terrenos nas centralidades de Benguela prevista para Novembro

    Lobito - A Empresa de Gestão de Terrenos Infra-estruturados (EGTI) poderá lançar, em Novembro deste ano, na província de Benguela, a campanha oficial de comercialização dos seus espaços nas centralidades do Lobito, Luhongo (Catumbela) e Baía Farta, soube hoje, quinta-feira, a Angop.