Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

09 Outubro de 2020 | 18h29 - Actualizado em 09 Outubro de 2020 | 19h07

Cooperativas recebem embarcações de pesca no Nzeto

Mbanza Kongo - Dez embarcações de pesca artesanal, acopladas com os respectivos motores à popa e outros artefactos, foram entregues esta sexta-feira a igual número de cooperativas do município do Nzeto, província do Zaire, pelo Ministério da Agricultura e Pescas.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Embarcação de pesca

Foto: Joaquina

A entrega desses meios, que incluiu também redes de pesca, coletes salva-vidas e bóias, entre outros equipamentos, enquadra-se no programa do fomento da actividade pesqueira e de auto-emprego implementado pelo Executivo angolano.

Na ocasião, a secretária de Estado das Pescas, Esperança da Costa, que presidiu ao acto, disse que a entrega desses meios visa fomentar a pesca artesanal na localidade e combater o desemprego no seio da juventude.

Segundo disse, o Ministério da Agricultura e Pescas, através do Instituto da Pesca Artesanal (IPA), criou esse sub-programa dirigido aos jovens, para, além de combater o desemprego, garantir também a segurança alimentar no seio das populações.

Pediu aos jovens que continuem a organizar-se em cooperativas para poderem beneficiar de projectos e das acções que o Executivo angolano tem traçado em prol desta franja.

Ao agradecer ao Ministério da Agricultura e Pescas pela iniciativa, o governador provincial do Zaire, Pedro Makita Armando Júlia, disse que as embarcações contribuirão para a redução dos índices de desemprego no seio da juventude local e fomentar a captura do pescado.

Espera que as cooperativas contempladas cuidem bem dos meios visando combater a fome e reduzir a pobreza no seio da população do Nzeto.

Com a entrega desses meios, a vila do Nzeto passa a controlar 74 embarcações de pesca artesanal, todas operacionais. Em 2016, sete cooperativas de pesca desta localidade beneficiaram de igual número de embarcações de pesca entregues pelo Ministério de tutela.

Situado a 230 quilómetros da cidade de Mbanza Kongo, o município do Nzeto, banhado pelo oceano atlântico, é potencialmente piscatório, sendo o marisco, cachucho, garoupa, corvina, bagre, tubarão, carapau, linguado, dourado, pungo e peixe pargo as principais espécies capturadas.

Assuntos Pesca   Província » Zaire  

Leia também
  • 30/09/2020 18:22:12

    Primeira edição da feira do campo reúne 14 expositores

    Mbanza Kongo - Catorze cooperativas e associações agrícolas do município de Mbanza Kongo, província do Zaire, expõem desde hoje, quarta-feira, no mercado municipal da Bela Vista, uma diversificada gama de produtos produzidos localmente.

  • 26/09/2020 06:01:50

    Apreendidos mais de dois mil litros de combustível no Zaire

    Mbanza Kongo - Dois mil e 950 litros de combustível com destino à República Democrática do Congo (RDC) foram apreendidos, na madrugada de sexta-feira, no município do Soyo, província do Zaire, por presumível contrabando.

  • 22/09/2020 17:47:07

    Cooperativas assinam memorando sobre financiamento

    Ondjiva - Um memorando de entendimento sobre implementação de medidas de apoio financeiro foi assinado, esta terça-feira, em Ondjiva, entre o governo local e 18 cooperativas, com vista a facilitar o acesso destas ao crédito pelo Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA).