Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

09 Outubro de 2020 | 18h45 - Actualizado em 09 Outubro de 2020 | 18h49

Namibe com condiçoes climáticas para prática da agricultura

Moçâmedes - O governador do Namibe, Archer Mangueira, afirmou hoje, sexta-feira, nesta cidade, que a província possui todas as condições necessárias para o desenvolvimento da agricultura, produzindo diversos produtos que ajudam no combate à fome e à pobreza no seio das famílias.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Namibe: Zona agríola do Giraúl de Cima, município de Moçâmedes, província do Namibe

Foto: Anabela Fritz

Namibe: Zona agrícola do Giraúl de Cima, município de Moçâmedes, província do Namibe

Foto: Anabela Fritz

Falando na abertura da campanha agrícola 2020/2021, Archer Mangueira diz ser necessário aproveitar melhor estas condições, com uma outra dinâmica, atribuindo terras àquelas pessoas que de facto pretendem desenvolver esta actividade seriamente.

“Temos terras  ocupadas e não utilizadas e outras servem mais para negócio e não para a produção autosustentada que se pretende. Há indícios ou iniciativas para que no médio prazo se tenha uma produção  para uma indústria competitiva”, disse.

No seu discurso, Arche Mangueira referiu ainda que, devido à actual pandemia da Covid-19, este ano os camponeses e agricultores não receberam por parte do governo meios agrícolas, mas que algum esforço está sendo feito para que a aquisição, como alfaias, sementes, fertilizantes e outros, sejam dados.

Garantiu que o governo vai se engajar mais na área da agricultura, concretamente nos problemas relacionados com aquisição de terras, para que este sector contribua de forma efectiva no aumento do produto interno bruto.

Por sua vez, o director do Gabinete Provincial da Agricultura e Desenvolvimento Florestal, Zonza Zango Puissa, salientou que o sector perspectiva nesta campanha agrícola apoiar 32 mil 489 famílias camponesas, 33 cooperativas, 74 associações  e a preparação mecanizada de11 mil hectares de terra.

Prevê ainda a preparação de forma manual de três mil hectares de terra, com tracção animal, oito mil  e 500 hectares e semear 18 mil hectares com produtos diversos, com destaque para os hortícolas e cereais.

“A nossa previsão é obter uma produção nesta campanha agrícola de um milhão 960 mil e 82 toneladas de produtos diversos”, acrescentou.

No domínio da pecuária, o responsável sublinhou que o sector perspectiva obter uma produção de 600 mil quilogramas de carne bovina, 210 mil de carne suína, 20 mil de carne caprina e ovina e 15 mil ovos.

Para a vacinação, pretende-se, neste período, vacinar 150 mil cabeças de gado bovino e 10 mil canídeos.

Na área florestal, a previsão é ter uma produção de 256 mil 430 mudas de plantas em viveiros, a distribuição e venda livre de 210 mil mudas de plantas  e a plantação de 150 mil mudas, fazendo uma cobertura de 350 hectares terra.

De salientar que a campanha agrícola foi aberta na localidade do Giraúl de Cima, município de Moçâmedes, que conta com uma cooperativa composta por 88 membros, dos quais 53 mulheres que anualmente produzem mais produtos hortícolas e cereais.

Na campanha finda, nesta cooperativa, foram produzidas 256 toneladas de tomate, 585 de batata-doce, 40 toneladas de milho e igual número de beringela.

Os seus associados apontam como maior dificuldade a falta de meios agrícolas, como tractores, alfaias, sementes, fertilizantes e carrinhas para escoamento dos produtos do campo para a cidade.

Assuntos Província » Namibe  

Leia também
  • 15/09/2020 15:11:17

    Fazendeiros têm 15 dias para legalizar terrenos

    Moçâmedes - Os proprietários de terrenos e fazendas cedidas para fins agrícolas e pecuários, no Namibe, têm 15 dias para apresentar o título de concessão actualizado e o mapa comprovativo de indicadores de aproveitamento total ou parcial do terreno.

  • 07/09/2020 09:12:58

    Colheita no Namibe regista aumento de mais de 10 mil toneladas

    Moçamedes - A colheita de produtos agrícolas no Namibe, referente ao ano de 2020, registou um aumento expressivo de 26% em relação a 2019, ao atingir as 51 mil e 725 toneladas, muito acima das 40 mil e 990 toneladas de campanha transacta.

  • 01/09/2020 16:47:51

    Mercado 5 de Abril arrecada mais de Akz seis milhões em dois meses

    Moçamedes - O mercado informal do bairro 5 de Abril, na comuna do Forte Santa Rita, município de Moçamedes, arrecadou, de Junho a Julho do ano em curso, seis milhões e 400 kwanzas para os cofres do Estado, através de taxas pagas pelos vendedores de diversos produtos.