Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

14 Outubro de 2020 | 15h20 - Actualizado em 14 Outubro de 2020 | 15h18

Embaixador belga quer parceria no sector económico

Moçâmedes - O embaixador do Reino da Bélgica em Angola, Jozef Smets, manifestou-se, nesta quarta-feira, em Moçãmedes (Namibe), interessado em reforçar a cooperação no domínio económico, nas áreas portuárias, minério e agro-pecuário.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Embaixador da Bélgica - Jozef Smets

Foto: Valentim Rodrigues

Falando à imprensa, no final de um encontro com o governador do Namibe, Archer Mangueira, o diplomata afirmou ser o sector portuário uma das prioridades.

Disse que um eventual acordo resultaria em valências para ambos os países, no que tange a exportação e importação de produtos, passando, necessariamente, pela modernização de alguns serviços.

O sector da educação (investigação científica na Academia de Pesca e Ciências do Mar) constitui igualmente área de interesse, segundo Jozef Smets.

O diplomata reconheceu o rico potencial turístico que a província do Namibe oferece, desde a sua biodiversidade ao Parque do Yona, razão pela qual os empresários belgas devem investir neste sector.

“Esta é uma província extraordinária, pós tem mar, deserto e uma biodiversidade fantástica que qualquer turista internacional gostaria de visitar e fazer estudos”, acrescentou.

Já o governador do Namibe, Archer Mangueira, referiu ter a Bélgica um histórico de relações com a África, pelo que no encontro foram abordados assuntos relacionados com a diversificação da economia angolana.

Disse ter aproveitado a oportunidade para apresentar o potencial turístico da região sul de Angola, onde o Namibe acaba sendo o portão de entrada e saída, a partir do transporte marítimo, ferroviário e rodoviário.

No Namibe, o diplomata vai ainda manter encontro com a classe empresarial e visitará a empresa Portuária.  

Assuntos Província » Namibe  

Leia também
  • 09/10/2020 18:45:06

    Namibe com condiçoes climáticas para prática da agricultura

    Moçâmedes - O governador do Namibe, Archer Mangueira, afirmou hoje, sexta-feira, nesta cidade, que a província possui todas as condições necessárias para o desenvolvimento da agricultura, produzindo diversos produtos que ajudam no combate à fome e à pobreza no seio das famílias.

  • 15/09/2020 15:11:17

    Fazendeiros têm 15 dias para legalizar terrenos

    Moçâmedes - Os proprietários de terrenos e fazendas cedidas para fins agrícolas e pecuários, no Namibe, têm 15 dias para apresentar o título de concessão actualizado e o mapa comprovativo de indicadores de aproveitamento total ou parcial do terreno.

  • 07/09/2020 09:12:58

    Colheita no Namibe regista aumento de mais de 10 mil toneladas

    Moçamedes - A colheita de produtos agrícolas no Namibe, referente ao ano de 2020, registou um aumento expressivo de 26% em relação a 2019, ao atingir as 51 mil e 725 toneladas, muito acima das 40 mil e 990 toneladas de campanha transacta.