Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Educação

16 Novembro de 2012 | 16h32 - Actualizado em 16 Novembro de 2012 | 16h31

Moxico terá comissão técnica para erradicar o analfabetismo em 2013

Educação

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Luena – A província do Moxico vai contar em 2013 com uma comissão técnica para erradicar o analfabetismo na região, informou hoje, sexta-feira, no Luena, a secretária de Estado para o ensino geral e acção social, Ana Paula Inês.

Em declarações à imprensa, após dois dias de trabalho, disse que a comissão será encabeçada pelo governador provincial, João Ernesto dos Santos “Liberdade”, e dela farão parte os administradores municipais e comunais, bem como os representantes da sociedade civil.

Em sua óptica, desta forma a implementação das políticas de alfabetização no país em geral será uma realidade, de forma a erradicar o analfabetismo, um mal para o desenvolvimento socioeconómico de qualquer sociedade.

Por outro lado, Ana Inês considerou de positivo o encontro que manteve com os parceiros sociais, por predisporem-se em conjugar os esforços e ajudar o Governo na revitalização do processo de alfabetização em toda a província do Moxico.

Para ela, o programa de alfabetização e aceleração escolar ajuda a afastar os jovens da delinquência, drogas e outros males e incorporarem-se no mundo do emprego,  contribuindo para o desenvolvimento do país e na promoção e resgate dos valores cívicos e morais.

A responsável mostrou-se satisfeita com o empenho do sector da Educação na província na aplicação de vários planos estratégicos para desenvolver o ramo, apesar de debater-se com dificuldades de falta de material didáctico para algumas disciplinas.

Para contrapor a situação, informou que o Ministério da Educação está a criar condições para inverter o quadro em 2013, quer na disponibilização de material didáctico quer na formação e capacitação dos professores, para uma educação de qualidade.

Melhorar e pagar os subsídios em atraso dos colaboradores, alfabetizadores e professores são outras prioridades do Governo para este ano, garantiu a secretária de Estado.

O seu programa de trabalho reservou encontros com as autoridades ligadas à Educação, parceiros sociais e visita à rede escolar das Forças Armadas Angolanas (FAA).

Assuntos Província » Moxico  

Leia também
  • 23/01/2019 10:18:45

    Matriculados 345 mil alunos no Moxico

    Luena - O sector da educação no Moxico matriculou este ano 345 mil alunos da iniciação a 13ª classe, anunciou na terça-feira, na cidade do Luena, o seu responsável, Raimundo Ricardo.

  • 12/01/2019 17:21:08

    Moxico: Escola Superior Politécnica com novos cursos

    Luena - A Escola Superior Politécnica do Moxico vai introduzir, neste ano lectivo, os cursos de medicina, engenharia, agronomia, direito, aquicultura e economia, outrora inexistentes nesta instituição, soube a Angop.

  • 11/01/2019 19:02:40

    Registo gratuito abrange mais de duas mil crianças no Luena

    Luena - Duas mil e 800 crianças de nove escolas do I ciclo do ensino primário da cidade do Luena, beneficiam, desde quinta-feira, de registo de nascimento gratuito promovido pela Delegação Provincial da Justiça e dos Direitos Humanos do Moxico.

  • 04/01/2019 20:20:01

    Mais de 500 vagas para estudantes na ESPM

    Luena - A Escola Superior Politécnica do Moxico (ESPM), afecta à Universidade José Eduardo dos Santos (UJES), localizada na cidade de Luena, tem quinhentas e 90 vagas para estudantes neste ano lectivo.