Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Educação

13 Dezembro de 2012 | 17h58 - Actualizado em 13 Dezembro de 2012 | 17h58

Município da Catumbela ganha nova escola primária

Educação

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Catumbela – Uma escola do ensino primário composta por sete salas de aulas, com capacidade para acolher 245 alunos/turno, foi inaugurada hoje, pelo governador da província de Benguela, Armando da Cruz Neto. A mesma foi doada pela construtora privada Somague.

Denominada ”Regedor Faustino Alfredo”, a escola junta-se a outras 34 já existentes na municipalidade, devendo contribuir na redução da procura de vagas por parte dos encarregados de educação.

Por seu lado, o administrador em exercício do município, Luís Gonzaga Lino, frisou que a nova escola dará outra dinâmica à localidade, tendo em conta a actual realidade do sector de educação e a do município em si, que conta apenas com um ano de existência como tal (Outubro de 2011 Dezembro de 2012).

Disse que o regedor Faustino Alfredo, além de grande nacionalista, foi também o primeiro comissário da Catumbela, daí a importância deste reconhecimento de atribuição do seu nome.

Já o professor Estêvão Paulino, chefe de repartição municipal de educação da Catumbela, reconheceu os benefícios que se esperam deste estabelecimento escola e espera que outros homens de negócios sigam o gesto da Somague.

Em declarações à imprensa, considerou positivas as acções que o governo e parceiros estão a desenvolver no sector da educação a nível do município.

Para o filho do regedor Faustino Alfredo, Deudato Ngunga Alfredo, o gesto representa uma honra e um estimulo à família de Faustino Alfredo, um homem que tanto terá feito pelo seu país - Angola.

“Estamos gratos, vamos ajudar no sentido de que a escola esteja bem conservada, protegida e respeitada pelos petizes que a utilizam. Será a melhor forma de honrarmos o pai”, afirmou. 

O município da Catumbela conta com 34 escolas e dois institutos politécnicos.

Catumbela foi elevado à categoria de município a 5 de Outubro de 2011, ao abrigo do Decreto-Lei Nº32/11. Antes disso, foi uma comuna do município de Lobito.

Biópio, Praia-Bebé, Gama; Catumbela (sede) e Luongo representam as divisões comunais do mais novo município da província de Benguela.

Leia também
  • 03/02/2019 22:29:23

    Benguela com condições criadas para escolarizar mais de 900 mil alunos

    Lobito - Pelo menos 930 mil e 457 alunos do ensino primário e secundário deverão retornar terça-feira próxima (05) às salas de aulas em 1.276 estabelecimentos públicos, privados e comparticipados da província de Benguela, para cumprir um calendário escolar de 180 dias lectivos.

  • 01/02/2019 21:14:20

    Escola da Centralidade do Lobito pronta para receber mais de dois mil alunos

    Lobito - Com capacidade para mais de dois mil alunos, com idades entre os cinco e 13 anos, a escola primária da Centralidade do Lobito, na província de Benguela, foi inaugurada pelo governador Rui Falcão, pouco mais de um ano desde que esta zona recebeu os primeiros moradores.

  • 31/01/2019 08:46:39

    Governo de Benguela garante mais 35 escolas no ano lectivo 2019

    Lobito - Pelo menos 35 novas escolas nos subsistemas de ensino primário e secundário poderão abrir ainda neste ano lectivo, na província de Benguela, perfazendo 383 salas de aula, disse, nesta quarta-feira, no Lobito, o governador de Benguela, Rui Falcão.

  • 26/01/2019 06:48:18

    Mais de 400 novos estudantes admitidos no Magistério do Lobito

    Lobito - Quatrocentos e quarenta estudantes foram admitidos para frequência da 10ª classe no ano lectivo de 2019, pela escola de Magistério BG-2013 comandante Kwenha, do Lobito, na província de Benguela, informou a directora do estabelecimento, Laurinda Viúme.