Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Educação

25 Setembro de 2012 | 08h38 - Actualizado em 25 Setembro de 2012 | 09h00

Alfabetizados mais 17 mil cidadãos em Benguela

Ensino

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Benguela - Dezassete mil e 579 cidadãos foram alfabetizados no primeiro período do ano em curso, na província de Benguela, no âmbito do programa de alfabetização e aceleração escolar.


De acordo com o coordenador provincial do programa, Mário João Manuel, que falava à Angop, o projecto será executado em dois módulos, sendo que o segundo prevê chegar a mais de 35 mil cidadãos ainda este ano.


Referiu que este primeiro período caminha a bom ritmo, tendo em conta o nível de intervenção e participação de todos os actores que estão ligados directamente ao processo, quer os parceiros como os alfabetizandos e alfabetizadores envolvidos, bem como professores da rede pública.


O responsável explicou que o programa está a ser desenvolvido em duas metodologias, sendo uma “gostar de ler e escrever”e a outra com o método cubano “sim eu posso”, que é alfanumérica e em áudio visual.


Mário João Manuel disse ainda que o programa é extensivo aos 10 municípios da província e está a ser implementado em locais como igrejas, instituições públicas, privadas e nas forças armadas.


Apelou à sociedade civil no sentido de aderirem ao programa para se poder atingir os objectivos preconizados pela educação para o ano 2012/2017.


O programa de alfabetização e aceleração escolar teve início em 2007 com o relançamento em toda província de Benguela e já alfabetizou 127 mil e 168 cidadãos, dos quais 92 mil 634 são do sexo feminino.

Leia também
  • 06/02/2019 11:41:10

    Exaltada mudança de mentalidade dos encarregados de educação

    Benguela - Responsáveis de alguns estabelecimentos escolares da cidade de Benguela consideraram hoje, quarta-feira, haver uma mudança positiva de mentalidade dos encarregados de educação, pois, a adesão de estudantes registada nos dois primeiros dias de aulas do ano lectivo 2019, superou as expectativas.

  • 06/02/2019 11:00:42

    Universidade Katyavala Bwila abre curso de mestrado em ensino primário

    Benguela - Um curso de mestrado em ensino primário é a grande aposta da Universidade Katyavala Bwila, em Benguela, para o ano académico 2019, visando a formação de professores que possam contribuir na melhoria da qualidade do ensino a esse nível.

  • 03/02/2019 22:29:23

    Benguela com condições criadas para escolarizar mais de 900 mil alunos

    Lobito - Pelo menos 930 mil e 457 alunos do ensino primário e secundário deverão retornar terça-feira próxima (05) às salas de aulas em 1.276 estabelecimentos públicos, privados e comparticipados da província de Benguela, para cumprir um calendário escolar de 180 dias lectivos.

  • 01/02/2019 21:14:20

    Escola da Centralidade do Lobito pronta para receber mais de dois mil alunos

    Lobito - Com capacidade para mais de dois mil alunos, com idades entre os cinco e 13 anos, a escola primária da Centralidade do Lobito, na província de Benguela, foi inaugurada pelo governador Rui Falcão, pouco mais de um ano desde que esta zona recebeu os primeiros moradores.