Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Educação

09 Dezembro de 2013 | 16h54 - Actualizado em 09 Dezembro de 2013 | 16h53

Bengo: Administrador municipal do Ambriz quer núcleo do ensino superior

Caxito - O município do Ambriz, a 127 quilómetros da cidade de Caxito, província do Bengo, necessita de um núcleo de ensino superior para a inserção no próximo ano lectivo 2014, de mais de 200 alunos que concluíram já o ensino médio na circunscrição.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

 

A informação foi avançada hoje, segunda-feira, à Angop pelo administrador municipal do Ambriz, Januário Bernardo, referindo que a instalação de um núcleo de ensino superior facilitaria a vida de muitos estudantes que já concluíram o ensino médio, mas não dão prosseguimento da formação académica por falta de uma instituição de ensino superior no município. Segundo Januário Bernardo, este ano terminaram o ensino médio mais de 100 alunos, totalizando 213 alunos que desde 2010 aguardam oportunidade de poder ingressar no ensino superior.

O administrador do Ambriz afirmou que o município possui condições ideais para a implementação de uma escola superior e por isso estão a ser feitos estudos junto das entidades superiores a nível da província, para que nesta instituição de ensino superior possam constar cursos a altura das necessidades do município do Ambriz.

Apontou a reabilitação de duas escolas do I ciclo na sede municipal e do ensino primário nas sedes comunais, como sendo algumas das várias realizações efectuadas no sector da educação.

Januário Bernardo reconheceu que ainda existe muito trabalho para ser feito, mas é necessário que o pouco que já está consumado seja bem cuidado, afim de o governo programar outros projectos básicos e principais. O município do Ambriz conta com três comunas, nomeadamente Tabi, Bela Vista e sede (Ambriz), com uma população estimada em 17 mil e 575 habitantes, que se dedica maioritariamente à pesca artesanal, comércio rural, caça e agricultura de subsistência.

Leia também
  • 04/11/2018 08:19:19

    Cuanza Norte: Insuficiência de docentes pode condiciona entrada de novos estudantes

    Ndalatando - O reduzido número de docentes na Escola Superior Politécnica do Cuanza Norte pode condicionar a entrada de novos estudantes na instituição, no ano lectivo de 2019.

  • 01/11/2018 16:22:25

    Ensino Superior reformula estruturas de regiões académicas

    Luanda - O Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação vai, nos próximos tempos, proceder a reformulação das regiões académicas, passando pela reestruturação e fusão de determinadas instituições de ensino superior.

  • 31/10/2018 18:15:54

    Ministra defende mais cooperação entre instituições académicas

    Luanda - A ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Maria do Rosário Sambo, advogou hoje, quarta-feira, em Luanda, a necessidade das instituições académicas do país colaborarem mais entre si e com outros órgãos estrangeiros ligados à ciência.

  • 30/10/2018 20:07:40

    Inaarees detecta documentos falsos de médicos

    Luanda - O Instituto Nacional de Avaliação, Acreditação e Reconhecimento de Estudos do Ensino Superior (Inaarees) detectou, recentemente, sete processos de estudos em Medicina falsos, sendo seis declarações definitivas e uma provisória.