Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Educação

03 Julho de 2013 | 17h54 - Actualizado em 03 Julho de 2013 | 17h54

Comunas do Lépi e Catabola poderão contar com núcleos do II ciclo de ensino

Huambo

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

  

Longonjo – As comunas do Lépi e da Catabola, a 22 quilómetros a este e a 32 a sul da vila municipal do Longonjo, província do Huambo, poderão contar brevemente com núcleos da escola do II ciclo do ensino secundário, para impedir que a juventude continue a abandonar as localidades para dar sequência à sua formação académica.

Em declarações hoje, quarta-feira, à Angop, o chefe da repartição municipal da educação, Valentino Muquinda, disse estarem a ser criadas, em parceria com as administrações comunais, condições de alojamento dos professores que vão leccionar aulas nos respectivos núcleos.

Afirmou que muitos jovens do Lépi e da Catabola são forçados a abandonar as suas zonas de origem, depois de concluírem o I ciclo, para prosseguirem com os estudos, ao passo que os demais ficam sem estudar por não terem condições de se fixarem em outros municípios próximos.

“Estamos a criar as condições mínimas para, talvez a partir do próximo ano lectivo, termos núcleos do II ciclo do ensino secundário nestas duas comunas, à semelhança do que fizemos com a comuna da Chilata, a 65 quilómetros a sul da vila do Longonjo”, manifestou.

Nestes núcleos, explicou o responsável municipal da educação, serão ministrados cursos pré-universitários nas especialidades de ciências físicas e biológicas, ciências jurídicas e económicas e ciências humanas, os mesmos leccionados na única escola do II ciclo do ensino secundário do Longonjo.

Assuntos Província » Huambo  

Leia também
  • 12/02/2019 12:25:09

    Instituto Superior Politécnico exclui candidatos com notas positivas

    Huambo - Ao contrário da Faculdade de Ciências Agrárias, em que todos os candidatos reprovaram por não conseguirem positivas no exame de acesso, no Instituto Superior Politécnico do Huambo houve quem ficou excluído mesmo tendo obtido nota positiva.

  • 07/02/2019 15:44:55

    Candidatos a FCA reprovam todos no exame de admissão

    Huambo - Os 260 candidatos ao preenchimento de vagas na Faculdade de Ciências Agrárias (FCA) da Universidade José Eduardo dos Santos, na província do Huambo, reprovaram todos, por não atingirem o valor mínimo exigido (10)

  • 07/02/2019 00:27:19

    Actividades científicas devem responder os desafios de desenvolvimento do país

    Huambo - As actividades científicas realizadas pelas instituições de ensino universitário do país devem, necessariamente, responder os desafios de desenvolvimento nacional, recomendou, quarta-feira, na província do Huambo, o secretário de Estado para a Cência, Tecnologia e Inovação, Domingos da Silva Neto.

  • 06/02/2019 19:34:49

    FCA conta com laboratório de sistema de informação geográfica

    Huambo - A Faculdade de Ciências Agrárias (FCA) da Universidade José Eduardo dos Santos, na província do Huambo, conta, desde hoje, quarta-feira, com um laboratório de sistema de informação geográfico de detecção remota, inaugurado pelo secretário de estado para a Ciência, Tecnologia e Inovação, Domingos da Silva Neto.