Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Educação

05 Outubro de 2013 | 10h54 - Actualizado em 05 Outubro de 2013 | 10h56

Hoje é Dia Mundial dos Professores

Luanda - Assinala-se hoje, 5 de Outubro, O Dia Mundial dos Professores, com o objectivo de se chamar a atenção das opiniões públicas para os desafios e as dificuldades com que os educadores se confrontam.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Mais de 18 milhões de professores são necessários para que a meta de Educação Primária Universal seja atingida até 2015

Foto: Angop

A data, instituída em 1966 pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) e Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), deve-se ao cumprimento das directrizes que norteiam a formação e as condições de trabalho dos professores.

Ambas organizações estabeleceram directrizes que norteiam a formação e as condições de trabalho dos professores, a participação deles e de seus representantes em decisões educacionais e as medidas que devem ser tomadas em cada país para a qualificação de profissionais e de ambientes de aprendizagem.

A efeméride, segundo a Unesco, é aproveitada para comemorar a profissão, cujo papel na educação de jovens e adultos permanece essencial.

A falta de professores qualificados torna-se num problema crucial. A Unesco estima que mais de 18 milhões de professores são necessários para que a meta de Educação Primária Universal (EPU) seja atingida até 2015.

Essa carência é especialmente aguda em África, onde mais de 3,8 milhões de professores são necessários para que a EPU seja atingida. A falta de professores, em muitos países do continente, faz com que uma sala de aulas albergue 60 ou mais alunos.

É geralmente reconhecido que educação de qualidade não pode ser oferecida em salas de aulas com mais de 40 alunos.

"Mesmo quando a oferta geral de professores é suficiente, áreas remotas e em desvantagem em todo o mundo podem sofrer com problemas persistentes de contratação e retenção de professores.

Essa falta de professores qualificados é um dos maiores desafios para as metas da Educação Para Todos (EPT)" - segundo mensagem conjunta da Unesco/OIT/Unicef.

Todos os anos comemora-se o Dia Mundial dos Professores e esta data deve servir para lembrar o quanto é imprescindível, numa sociedade de futuro, o professor, aquele que ensina, através da transmissão de conhecimentos, aquele que educa, através do exemplo que dá, aquele que “marca” com a sua conduta amiga, acolhedora e responsável.

Hoje, ser professor é muito mais que estar ou saber estar na sala de aulas.

Para todos os professores no activo, e para aqueles que já estão aposentados, a Unesco/OIT/Unicef endereça um forte abraço, com muita esperança, optimismo e admiração por abraçarem uma profissão de enorme desgaste, físico e psicológico, a quem tudo se pede, em troco de muito pouco ou, quantas vezes, quase nada.

Assuntos Efeméride  

Leia também
  • 04/02/2017 14:09:55

    Namibe: Estudantes esclarecidos sobre importância do 4 de Fevereiro

    Tômbwa - Estudantes da escola do I ciclo do ensino secundário Fidel Castro, no município do Tômbwa, participaram hoje (sábado) numa palestra sobre a importância do 4 de Fevereiro, promovida pela administração municipal local.

  • 22/11/2016 09:43:43

    Comemora-se hoje o Dia Nacional do Educador

    Luanda - A classe docente comemora hoje, 22 de Novembro, o Dia Nacional do Educador, instituído em 1978 pelo Governo angolano.

  • 05/04/2016 00:10:30

    Zaire: Culto ecuménico marca o ponto mais alto dos 14 anos da paz no Soyo

    Soyo - Um culto ecuménico de acção de graças foi realizado segunda-feira, na cidade do Soyo, província do Zaire, no âmbito do 4 de abril, dia da paz e da reconciliação nacional.

  • 16/11/2015 11:22:50

    Assinala-se hoje o Dia da Tolerância

    Luanda - Assinala-se hoje, segunda-feira, 16 de Novembro, o Dia Internacional para a Tolerância, instituído pela Organização das Nações Unidas para a Educação (UNESCO), em reconhecimento à Declaração de Paris (França), assinada no dia 12 deste mês, em 1995, por 185 Estados.