Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Educação

25 Abril de 2014 | 13h07 - Actualizado em 25 Abril de 2014 | 13h06

Bengo: Escritora Camacha da Costa apresenta obra académica

Caxito - A escritora Camacha da Costa apresentou na quinta-feira, em Caxito, o livro académico "Os empréstimos das línguas Bantu no Português Falado em Angola" aos estudantes da Escola Superior Pedagógica do Bengo(ESPO).

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

A obra, editada em Abril de 2013, é um estudo lexicológico da variante angolana da língua portuguesa, já que a autora faz sugestões para a actualização dos “arquivos da língua”.

Em declarações à Angop, Camacha da Costa, disse ter gostado da adesão e da interacção com os estudantes da Escola Superior Pedagógica do Bengo.

Frisou que o tema do seu livro suscitou muito interesse nos estudantes e amantes da língua e que o mesmo poderá ajudar os finalistas da ESPO a escreverem sobre a temática.

“É um tema bastante fértil e que creio que o surgimento dessa obra aqui no Bengo vai fazer com que haja maior interesse na pesquisa deste tema que são os empréstimos das línguas nacionais no nosso português falado em Angola”, augurou a escriba.

Natural de Camacupa, província do Bié, Teresa Camacha da Costa é professora assistente no Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED), ministrando as disciplinas de Técnicas de Expressão em Língua Portuguesa e de Lexicologia e Lexicografia da Língua Portuguesa.

Constam dos seus trabalhos científicos títulos como “O Léxico Angolano – Um Intercâmbio Linguístico”, “O Português, Língua materna/Língua Oficial? – Realidade Linguística em Angola”, “Pronomes de Tratamento em Angola. Inovação ou decalque?” e “Colocação de Clíticos no Português em Angola”.

Assuntos Cultura   Província » Bengo  

Leia também
  • 10/01/2019 11:47:24

    Mais de 20 mil vagas disponíveis no ensino geral no Bengo

    Caxito - Vinte e seis mil 822 vagas estão disponíveis no ensino geral, na província do Bengo, para o ano lectivo 2019, mais de 10 mil novos alunos em relação ao ano anterior.

  • 07/01/2019 21:16:48

    Mil 150 vagas para o ensino superior na província

    Caxito - As duas únicas instituições do ensino superior na província do Bengo (uma pública e uma privada) disponibilizam para o presente ano lectivo um total de 1.150 vagas.

  • 05/01/2019 04:52:53

    Mais de 900 vagas para as escolas do 2º ciclo no Dande

    Caxito - Novecentas e trinta e três vagas estão disponíveis, nas quatro escolas do 2º ciclo do ensino secundário existentes no município do Dande, província do Bengo.

  • 13/12/2018 18:04:22

    Alunos do ensino especial do Bengo ganham complexo escolar

    Caxito - Um complexo escolar do ensino especial, com capacidade de albergar 800 alunos com necessidades educativas especiais, foi inaugurado hoje, quinta-feira, na localidade da Açucareira, município do Dande, província do Bengo, pela presidente da Fundação Lwini, Ana Paula dos Santos.