Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Educação

18 Junho de 2014 | 15h16 - Actualizado em 18 Junho de 2014 | 15h16

Moxico: Governo do Moxico vai apostar na construção de residências para professores

Camanongue - O Governo do Moxico continua a apostar na construção de residências para professores em toda província, para dignificar e encorajar a presença dos docentes nas localidades onde estão colocados, reafirmou hoje, quarta-feira, a vice-governadora para o sector Político e Social, Adriana Sofia Cacuassa Bento.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Segundo a responsável, que discursava no acto de abertura do V Conselho Consultivo Alargado da Direcção Provincial da Educação que decorre em Camanongue, o governo local continuará a criar condições de alojamento dos docentes que trabalham fora das suas famílias, uma das medidas que pode diminuir o abandono das áreas laborais por legada falta de acomodação.

Para Adriana Cacuassa Bento, a ausência de docentes dos locais de trabalho será um dos fenómenos a combater este ano, com vista a reduzir o número de alunos fora do sistema normal de ensino.

Reconheceu, por outro lado, as mudanças que o sistema de educação vive em obediência as múltiplas etapas da vida política, económica e social em curso no país.

“A concretização e o alcance dos objectivos da educação dependem de todos os actores do processo do ensino-aprendizagem, na interpretação e administração dos conteúdos, sem descurar a indispensável colaboração dos pais e encarregados de educação, para um sistema de educação participativo e inclusivo”, reforçou.

Em dois dias, os participantes vão abordar temas ligados as estratégias para a preparação do ano lectivo/2015, o processo de ensino à distância, o dilema das aulas de educação física e desporto escolar, assim como o novo Estatuto orgânico da Direcção Nacional do Ensino Geral.

Vão também aflorar questões ligadas a elaboração dos mapas estatísticos do corpo docente, inspecção escolar, seu funcionamento, perspectivas e constrangimentos, o contributo do ensino privado na fase actual do desenvolvimento do país, alfabetização, aceleração escolar e actividades extra-escolares.

Assuntos Província » Moxico  

Leia também
  • 16/02/2019 00:51:10

    Inaugurada escola primária no bairro Caliata

    Luena - O governador provincial do Moxico, Gonçalves Muandumba, inaugurou uma escola do ensino primário no bairro Caliata, município de Camanongue, com capacidade para acolher 280 alunos.

  • 23/01/2019 10:18:45

    Matriculados 345 mil alunos no Moxico

    Luena - O sector da educação no Moxico matriculou este ano 345 mil alunos da iniciação a 13ª classe, anunciou na terça-feira, na cidade do Luena, o seu responsável, Raimundo Ricardo.

  • 12/01/2019 17:21:08

    Moxico: Escola Superior Politécnica com novos cursos

    Luena - A Escola Superior Politécnica do Moxico vai introduzir, neste ano lectivo, os cursos de medicina, engenharia, agronomia, direito, aquicultura e economia, outrora inexistentes nesta instituição, soube a Angop.

  • 11/01/2019 19:02:40

    Registo gratuito abrange mais de duas mil crianças no Luena

    Luena - Duas mil e 800 crianças de nove escolas do I ciclo do ensino primário da cidade do Luena, beneficiam, desde quinta-feira, de registo de nascimento gratuito promovido pela Delegação Provincial da Justiça e dos Direitos Humanos do Moxico.