Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Educação

27 Fevereiro de 2015 | 23h08 - Actualizado em 27 Fevereiro de 2015 | 23h14

Moxico: Secretário provincial da JMPLA de Luanda quer testemunho dos mais velhos

Luena - O primeiro secretário provincial da JMPLA de Luanda, Tomas Bica Mumbundo, recomendou nesta sexta-feira, na cidade do Luena (Moxico), aos nacionalistas angolanos, no sentido de escreverem as suas memórias por formas a passarem o testemunho a nova geração.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Tomás Bica - primeiro Secretário da JMPLA de Luanda

Foto: António Escrivão

O responsável falou durante uma visita de 50 participantes ao Campo Nacional de Férias dos Estudantes Universitários (Canfeu), que decorre desde o dia 23 do corrente mês na cidade do Luena, ao governo provincial do Moxico.

Dirigindo-se ao governador João Ernesto dos Santos “Liberdade”, o Tomas Bica considerou fundamental a narração por escrito dos actos heróicos dos angolanos em prol da conquista da independência nacional, da paz e da reconstrução do país.

“Seria bom que o governador começasse a escrever, para seguirmos os exemplos no nosso quotidiano”, aconselhou o político, lembrando que os jovens movem-se através de modelos e de ídolos em todas as vertentes.

Na ocasião, o governador do Moxico, João Ernesto dos Santos “Liberdade”, comprometeu-se em escrever as suas memórias, tendo, entretanto, aproveitado a oportunidade para falar um pouco da história de Angola e dos angolanos, bem como os momentos que mais marcaram a sua vida.

O Canfeu é uma actividade de carácter anual que tem a finalidade de proporcionar aos jovens a troca de experiências sobre temáticas diversas e obter um conhecimento real das províncias do país, através de visitas a locais históricos e a empreendimentos distintos.

O campo de férias já foi realizado nas províncias do Huambo (em 2003), Huíla (em 2004), Cuanza Sul (2005), Cabinda (2006), Benguela (2007), Cuanza Norte (2008), Uíge (2010), Cuando Cubango (2011), Lunda Sul (2012), Zaire (2013) e Cunene (2014).

A presente edição foi aberta no passado dia 23 do mês em curso, na cidade do Luena, província do Moxico, e encerra nesta sexta-feira.

Assuntos JMPLA   Província » Moxico  

Leia também
  • 23/01/2019 10:18:45

    Matriculados 345 mil alunos no Moxico

    Luena - O sector da educação no Moxico matriculou este ano 345 mil alunos da iniciação a 13ª classe, anunciou na terça-feira, na cidade do Luena, o seu responsável, Raimundo Ricardo.

  • 12/01/2019 17:21:08

    Moxico: Escola Superior Politécnica com novos cursos

    Luena - A Escola Superior Politécnica do Moxico vai introduzir, neste ano lectivo, os cursos de medicina, engenharia, agronomia, direito, aquicultura e economia, outrora inexistentes nesta instituição, soube a Angop.

  • 11/01/2019 19:02:40

    Registo gratuito abrange mais de duas mil crianças no Luena

    Luena - Duas mil e 800 crianças de nove escolas do I ciclo do ensino primário da cidade do Luena, beneficiam, desde quinta-feira, de registo de nascimento gratuito promovido pela Delegação Provincial da Justiça e dos Direitos Humanos do Moxico.

  • 04/01/2019 20:20:01

    Mais de 500 vagas para estudantes na ESPM

    Luena - A Escola Superior Politécnica do Moxico (ESPM), afecta à Universidade José Eduardo dos Santos (UJES), localizada na cidade de Luena, tem quinhentas e 90 vagas para estudantes neste ano lectivo.