Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Educação

29 Dezembro de 2015 | 06h31 - Actualizado em 29 Dezembro de 2015 | 14h14

Moxico: Diocese compromete-se em melhorar ensino nas escolas católicas

Luena - A Diocese do Luena perspectiva, em 2016, melhorar o sistema de ensino implementado nas escolas católicas sedeadas na província do Moxico, para o alcance da qualidade educativa informou segunda-feira, no Luena, o Bispo local, Dom Jesus Tirso Blanco.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Dom Jesus Tirso Blanco, Bispo da Diocesse do Luena

Foto: Kynda Kyungu

Falando à Angop sobre os desafios da Diocese em 2016, reafirmou que a Igreja Católica preocupa-se, cada vez mais, com processo de formação, daí que a melhoria de ensino nas escolas católicas consta entre as prioridades.

O primeiro passo, disse, passa pela promoção de formações permanente pedagógicas e não só dirigida ao corpo docente, para que os estão à altura de educar, formar e instruir “o homem novo”, além de construção de outras escolas. 

Afirmou que a melhor marca da Diocese do Luena tem que ver com o ensino, a todos os níveis, revelando a existência de oitos escolas na cidade do Luena e oito nos municípios do Léua, Camanongue, Luau, Bundas e no Alto-Zambeze.

Apontou a falta de professores e alfabetizadores como uma das principais dificuldades registadas em 2016.

Afirmou que o projecto previsto de abertura de um Seminário Maior de Filosofia no Moxico, em 2016, servirá de passo “muito importante” na minimização de tais dificuldades de docentes.

Na área de educação, a Diocese do Luena possui escolas do ensino primário, I e II ciclo de ensino secundário, prevendo, em 2016, a abertura de um Seminário Maior de Filosofia.

Leia também