Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Educação

08 Março de 2015 | 12h27 - Actualizado em 08 Março de 2015 | 12h27

Governo do Chile disponibiliza bolsas de estudo para Angola

Santiago do Chile - O Governo da República do Chile disponibilizou para o ano lectivo 2015 vagas para estudantes angolanos nos estabelecimentos de Ensino Superior chilenos, para formação em áreas como Medicina, Engenharia e Ciências Sociais.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Embaixador de Angola no Chile, Nelson Cosme

Foto: Pedro Parente

O facto foi transmitido sexta-feira ao Embaixador de Angola no Chile com residência no Brasil, Nelson Manuel Cosme, que está desde quinta-feira na capital chilena Santiago para uma visita de trabalho a convite das autoridades locais, para passar em revista o Plano de Acção Conjunta (PAC) assinado em Setembro de 2014, em Nova Iorque, entre os ministros das Relações Exteriores dos dois países.

O Plano de acção conjunta entre o Chile e Angola é um instrumento de cooperação politica e económica entre os dois países, que elegeram a educação, agricultura, energia e minas, saúde e politicas públicas como os sectores prioritários para o reforço das relações bilaterais.

O PAC criou igualmente um mecanismo de consultas bilaterais regulares na base do qual se inscreve a actual visita de trabalho do Embaixador Nelson Cosme ao Chile, onde foi recebido pelo ministro das Relações Exteriores, HeraldoValenzuela.

O diplomata angolano reuniu-se ainda com o Presidente da Agência de Cooperação Internacional, Embaixador Ricardo Salbias, num encontro alargado em que participaram igualmente os directores do Departamento de África e Médio Oriente, da Cooperação Internacional, dos Assuntos de Defesa do Ministério das Relações Exteriores, das Relações Económicas e o Director da Direcção de Bolsas de Estudo.

Os contactos permitiram conhecer a disponibilidade do Chile prestar assistência técnica ao Governo angolano no âmbito da agricultura, minas, energia, apoio a micro, pequenas e médias empresas, pecuária, género, sector social e no reforço da capacidade institucional em Politicas Públicas e Promoção do Turismo.

O Chile disponibilizou-se ainda a cooperar com as autoridades angolanas a nível da protecção das águas territoriais de Angola.

O Embaixador angolano, ao fazer o balanço da sua visita ao Chile, considerou frutífera a jornada de trabalho, tendo anunciado que proximamente uma missão chilena vai deslocar-se à Angola, no quadro da materialização das acções previstas no Plano de Acção conjunta de cooperação bilateral entre Angola e o Chile.

 

Assuntos Ensino Superior  

Leia também
  • 27/01/2019 22:07:16

    JMPLA prepara jovens para ingresso ao ensino superior

    Uíge - Seiscentos e 34 jovens que pretendem ingressar no ensino superior este ano terminaram sábado, na cidade do Uíge, um curso preparatório e de orientação escolar gratuito, promovido pelo secretariado provincial da JMPLA.

  • 27/01/2019 04:33:09

    JMPLA encerra ciclo preparatório e de orientação escolar gratuíto

    Cuito - Mais de quinhentos jovens candidatos ao ingresso no ensino superior no município do Cuito, Bié, encerraram sábado a quinta edição do ciclo de preparatório e orientação escolares, promovido pela Organização Juvenil do MPLA.

  • 23/01/2019 00:27:47

    Instituto Superior Privado com 810 novas vagas

    Cuito - O Instituto Superior Privado do Bié tem disponíveis, para o presente ano académico, 810 novas vagas, nas diversas especialidades, menos 200 em relação ao período anterior, anunciou terça-feira o director da instituição, Fernando Chitumba.

  • 21/01/2019 16:25:53

    UNM estabelece protocolos com associações empresariais

    Lubango - Dois acordos de cooperação destinados a contribuir a promoção de conhecimentos e elevar o perfil de saída de estudantes foi rubricado nesta segunda-feira, no Lubango, entre a Universidade Mandume Ya Ndemufayo (UNM) e a Associação Agro-Pecuária, Comercial e Industrial da Huíla (AAPCIL) e a Integração e Desenvolvimento de Empresas (UniOne).