Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Educação

17 Abril de 2015 | 13h52 - Actualizado em 17 Abril de 2015 | 14h02

Moxico: Autoridades tradicionais vão divulgar e preservar monumentos e sítios históricos

Luena - As autoridades tradicionais do município do Moxico se comprometeram hoje, sexta-feira, na cidade do Luena, em divulgarem e preservarem, cada vez mais, os monumentos e sítios históricos da província, para salvaguardar a identidade e a cultura da região.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Em declarações à Angop, no final de um encontro sobre a importância dos monumentos e sítios históricos, promovido pela Direcção Provincial da Cultura do Moxico, o soba Francisco Chilueji defendeu a necessidade de se promover encontros para se abordar a importância de divulgação e preservação destes locais de forma contínua.

Segundo o soba, apesar da sua área de jurisdição não possuir monumentos e sítios históricos, vai explicar a sua importância à população residente nos Sinai-Novo, Sinai-Velho e Sambwatamba.

Por seu lado, o soba Terêncio Samalengue, que representa o bairro Alto Campo, aconselhou à direcção da Cultura do Moxico a promover mais encontros do género, com vista a sensibilizarem a população sobre a importância dos monumentos e sítios históricos e outros bens culturais.

Já o soba Mutunda Capuita, responsável do bairro Sangondo, sugeriu a elaboração de cartilhas, brochuras e revistas, assim como promover palestras e realizar excursões de visita a monumentos e sítios históricos.

Por sua vez, o chefe do Departamento Histórico-Cultural, Miguel André, ressaltou que actividades do género serão contínuas e mais abrangentes.

Enquadrado nas comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e sítios históricos, a assinalar-se, sábado, o encontro decorreu no jango comunitário do bairro Sinai – Novo.

Na província do Moxico estão inventariados 94 monumentos e sítios históricos.

O Forte da Cameia, símbolo da resistência dos povos nativos contra a ocupação colonial portuguesa, é o único monumento da província classificado como património nacional, desde Abril de 1998.

Assuntos Província » Moxico  

Leia também
  • 23/01/2019 10:18:45

    Matriculados 345 mil alunos no Moxico

    Luena - O sector da educação no Moxico matriculou este ano 345 mil alunos da iniciação a 13ª classe, anunciou na terça-feira, na cidade do Luena, o seu responsável, Raimundo Ricardo.

  • 12/01/2019 17:21:08

    Moxico: Escola Superior Politécnica com novos cursos

    Luena - A Escola Superior Politécnica do Moxico vai introduzir, neste ano lectivo, os cursos de medicina, engenharia, agronomia, direito, aquicultura e economia, outrora inexistentes nesta instituição, soube a Angop.

  • 11/01/2019 19:02:40

    Registo gratuito abrange mais de duas mil crianças no Luena

    Luena - Duas mil e 800 crianças de nove escolas do I ciclo do ensino primário da cidade do Luena, beneficiam, desde quinta-feira, de registo de nascimento gratuito promovido pela Delegação Provincial da Justiça e dos Direitos Humanos do Moxico.

  • 04/01/2019 20:20:01

    Mais de 500 vagas para estudantes na ESPM

    Luena - A Escola Superior Politécnica do Moxico (ESPM), afecta à Universidade José Eduardo dos Santos (UJES), localizada na cidade de Luena, tem quinhentas e 90 vagas para estudantes neste ano lectivo.