Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Educação

08 Novembro de 2017 | 12h31 - Actualizado em 08 Novembro de 2017 | 12h31

Saneamento básico chega às escolas do meio rural no Moxico

Luena - A supervisão provincial da saúde escolar no Moxico tenciona, em 2018, expandir o programa de melhoria do saneamento básico às escolas primárias das comunas, para manter a higiene e evitar doenças hídricas.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Ao falar à Angop, a supervisora provincial, Florinda Gambo Sondoy, afirmou que a campanha se cingirá apenas nas escolas primárias da cidade do Luena e dos municípios, daí a necessidade de alargar-se também para as comunas, uma forma de manter as escolas limpas.

Para o efeito, Florinda Sondoy solicitou ao Governo a atribuição de um meio de transporte para facilitar o desdobramento dos técnicos, na divulgação de conceitos básicos sobre prevenção de doenças provocadas pela falta de higiene.

Pediu ainda que aos gestores escolas no sentido de evitarem águas paradas ao redor das escolas, residências e nas estradas, por serem focos de reprodução dos mosquitos, causadores da malária.

Em 2017 não se registaram casos de doenças nas escolas provocadas pela falta de saneamento básico.

Entre as acções realizadas em 2017, a responsável apontou a promoção de palestras nas escolas, envolvendo técnicos da saúde pública sobre a desparasitação do albendazol, cuja decorreu igualmente em simultâneo em todos municípios, abrangendo crianças de cinco a 15 anos.

Leia também
  • 04/02/2019 23:26:07

    Munícipes de Quiculungo beneficiam de escola primária

    Ndalatando- Os habitantes da sede municipal de Quiculungo, província do Cuanza Norte, beneficiaram de uma escola do ensino primário, inaugurada segunda-feira no âmbito das comemorações dos 58 anos do início da luta armada de libertação nacional.

  • 30/01/2019 16:08:50

    Sindicato defende valorização do tempo de serviço dos agentes da educação

    Huambo - A luta pela valorização do tempo de serviço, após transição do estatuto de agentes da educação, constitui um dos principais desafios do Sindicato dos Trabalhadores da Educação, Cultura, Desporto e Comunicação Social (STECDCSH) para 2019.

  • 25/01/2019 14:13:39

    Município de Lucala necessita de 45 novas salas de aula

    Lucala - O município do Lucala, localizado a 34 quilómetros a leste de Ndalatando, província da Cuanza Norte, necessita de 45 novas salas de aula para mil e 525 crianças.

  • 24/01/2019 16:07:28

    Gestores escolares preocupados com falta de segurança

    Saurimo - Os gestores escolares da província da Lunda Sul, manifestaram-se, nesta quinta-feira, em Saurimo, preocupados com a falta de segurança nas instituições escolares, uma situação que deve ser resolvida pelas entidades de direito.