Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Educação

17 Novembro de 2017 | 18h01 - Actualizado em 17 Novembro de 2017 | 18h01

Universitários advogam maior investimento científico

Luena - Estudantes da Escola Superior Politécnica do Moxico (ESPM) advogaram hoje, no Luena, a necessidade de as instituições superiores diversificarem a formação, dotando às escolas de equipamentos modernos, com vista a aprofundarem a investigação científica.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Universitários advogam maior investimento científico

Foto: David Dias

Ouvidos pela Angop, os estudantes enalteceram a existência de três instituições superiores na província, defendendo a necessidade de adoptá-las com meios tecnológicos de última geração para estimular a investigação de conteúdos.

O estudante do I ano de computação, Alberto Valentino Jorge, referiu que  a aposta em novas tecnologias facilita o processo formativo dos discentes, pois actualmente se limitam apenas a receber matérias dos professores, abdicando da vertente investigação por falta de equipamentos necessários.

Como forma de minimizar eventuais deficiências durante o aprendizado, o estudante sugeriu a realização periódica de trabalhos em grupo entre estudantes, bem como a promoção de palestras, jornadas científicas e outros eventos que incentivam à busca do saber.

Para a estudante do 3º ano do curso de Geografia, Clementina Mascarenhas, as instituições de ensino superior devem constituir um local de produção de conhecimentos (salas de internet e laboratórios equipados), com vista a generalizar o conhecimento e capacitar quadros com competências reconhecidas.

Desta forma, acrescentou, o país, em geral, e a província, em particular, teria quadros devidamente preparados e dotados de conhecimentos capazes para responder aos desafios que se exigem, tendo em vista as mutações operadas na sociedade.

Já o estudante do curso de Geografia, Zeca Baptista Cosme, aclarou que só assim os estudantes se tornariam em grandes investigadores e promotores do espírito criativo, uma vez que a universidade é fonte de conhecimento e de pesquisa pedagógica.

Por seu turno Esmeralda Jamba David, estudante do 3º ano de Enfermagem, disse que, apesar da crise financeira que o país enfrenta, é necessário diversificar a oferta de cursos, para possibilitar a abrangência na formação dos jovens como garantes do futuro.

Segundo ela, o reforço do investimento no sector de ensino superior deve constituir o elemento “chave” para o progresso da sociedade, daí a necessidade urgente de melhorar alguns aspectos técnicos científicos.    

A província do Moxico conta com a Escola Superior Politécnica, unidade orgânica da Universidade José Eduardo dos Santos (UJES), e  os institutos superiores politécnicos Walinga e Luena, ambos privados.

Assuntos Cultura   Província » Moxico  

Leia também
  • 23/01/2019 10:18:45

    Matriculados 345 mil alunos no Moxico

    Luena - O sector da educação no Moxico matriculou este ano 345 mil alunos da iniciação a 13ª classe, anunciou na terça-feira, na cidade do Luena, o seu responsável, Raimundo Ricardo.

  • 12/01/2019 17:21:08

    Moxico: Escola Superior Politécnica com novos cursos

    Luena - A Escola Superior Politécnica do Moxico vai introduzir, neste ano lectivo, os cursos de medicina, engenharia, agronomia, direito, aquicultura e economia, outrora inexistentes nesta instituição, soube a Angop.

  • 11/01/2019 19:02:40

    Registo gratuito abrange mais de duas mil crianças no Luena

    Luena - Duas mil e 800 crianças de nove escolas do I ciclo do ensino primário da cidade do Luena, beneficiam, desde quinta-feira, de registo de nascimento gratuito promovido pela Delegação Provincial da Justiça e dos Direitos Humanos do Moxico.

  • 04/01/2019 20:20:01

    Mais de 500 vagas para estudantes na ESPM

    Luena - A Escola Superior Politécnica do Moxico (ESPM), afecta à Universidade José Eduardo dos Santos (UJES), localizada na cidade de Luena, tem quinhentas e 90 vagas para estudantes neste ano lectivo.