Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Educação

17 Julho de 2017 | 23h57 - Actualizado em 17 Julho de 2017 | 23h56

Huíla: Projecto "Meu Kamba" forma oitenta professores

Lubango - Oitenta educadores, dos quais 64 professores e 16 directores de escolas do ensino primário das províncias da Huíla e do Namibe participam desde hoje, segunda-feira, no Lubango de um seminário regional de docentes e gestores enquadrados no projecto "Meu Kamba", que visa a introdução das Tecnologias de Informação e Comunicação no ensino primário.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Huíla: Projecto Meu Kamba forma professores

Foto: Morais Silva

Ao falar na abertura da formação que vai durar sete dias, o director provincial da educação, Américo Chicote, considerou que o projecto é do Ministério da Educação e visa a criação de turmas experimentais de aulas interactivas no ensino primário a nível nacional, entre educador e alunos com a utilização de meios informáticos.

“O Meu Kamba vai contribuir para que os alunos aperfeiçoem os conhecimentos teóricos e práticos sobre a informática, para assim elevar a qualidade de trabalho do docente educativo”, acrescentou.

Vai permitir igualmente, que as crianças adquiram desde cedo noções básicas no manuseamento de equipamentos e material informático para a sua melhor inserção no mundo dos meios de comunicação, de acordo com o responsável.

“O projecto surge na província para juntos fazermos uma reflexão de como a era da informática influencia o processo de aprendizagem”, considerou.

Afirmou que as finalidades do plano consubstanciam-se na geração de uma instância de debates e socialização de experiências técnicas científicas em proporcionar aos participantes oportunidades de partilhar conhecimentos e reflexões sobres as tecnologias de informação e comunicação (TICS).

Fez saber que a sociedade vive um contexto de mudança de paradigma, no que se refere formação das futuras gerações, uma vez que o mundo é cada vez mais exigente em relação as capacidades que os cidadãos de cada país devem expressar para a promoção do seu desenvolvimento social e económico, sendo as novas tecnologias pautadas pelo domínio dos meios informáticos e das telecomunicações.

Apelou aos participantes a aproveitarem a formação da melhor forma, durante os sete dias que forem ministrados para assim assegurar a amizade entre as TICS, os alunos, professores e os gestores num ensino eficaz e eficiente.

Este projecto já foi lançado em 12 das 18 províncias do país.

Leia também
  • 17/07/2017 14:10:51

    Zaire: Trinta e sete alunos concorrem para olimpiadas de Matemática

    Mbanza Congo - Trinta e sete alunos da 6ª a 11ª classes, provenientes dos seis municípios da província do Zaire, concorrem desde hoje, segunda-feira, em Mbanza Congo, à terceira fase da 8ª edição das olimpíadas de Matemática/2017.

  • 15/07/2017 06:10:41

    Cuanza Norte: Alunos da escola Patrice Lumumba esclarecidos sobre a vida e obra do seu patrono

    Golungo Alto - Os alunos da Escola do I Ciclo do ensino secundário do município do Golungo Alto, província do Cuanza Norte, foram esta sexta-feira, na localidade, esclarecidos sobre a vida e obra do patrono daquele estabelecimento de ensino, Patrice Lumumba, durante uma palestra orientada pelo professor de História, Mateus Domingos Bento Miguel.

  • 14/07/2017 17:28:00

    Angola: João Lourenço reafirma aposta na educação e ensino

    Luanda - O candidato do MPLA a Presidente da República, João Lourenço, reafirmou nesta sexta-feira, em Luanda, a aposta do seu partido na criação de condições de formação de professores e a construção de infra-estruturas para uma educação e ensino cada vez melhor.