Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Educação

13 Setembro de 2017 | 14h29 - Actualizado em 13 Setembro de 2017 | 14h28

Angola: Psicóloga considera leitura instrumento fundamental para sucesso escolar

Luanda - A psicóloga escolar Filomena Fortunato disse que o habito de leitura deve servir de instrumento motivador para o sucesso escolar, devendo por isso ser um instrumento fundamental nas instituições de ensino.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Livros no Interior do Arquivo Histórico Nacional (Arquivo)

Foto: Lucas Neto

Em declarações  hoje, quarta-feira, à Angop a psicóloga que defende a criação de programas que incentivem os alunos a terem o hábito de  ler, considerou  a leitura como uma das mais importantes tarefas que a escola deve ensinar.

Neste  contexto, apesar da  alegada incapacidade de compra por parte dos  pais e encarregados de educação, devido aos preços altos dos livros no mercado,  as instituições escolares deviam instituir, no decorrer de cada  ano lectivo,  a obrigatoriedade da leitura de pelo menos um livro de acordo o grau de escolaridade do aluno, paralelo aos didácticos.

Com este método, acrescenta, estar-se-ia a promover o hábito de leitura, o sucesso escolar e a exigir  dos indivíduos competências que os tornem capazes de seleccionar e absorver a multiplicidade de informações provenientes de uma grande diversidade de meios.

Para ela, a importância que a competência da leitura assume no desenvolvimento individual e colectivo, enquanto base fundamental do alfabetismo, está patente na qualidade de ensino.

Falando da produção de  trabalhos de fim de  cursos, Filomena Fortunato refere que por  falta de leitura, os estudantes têm dificuldades de  transmitir as ideias retiradas dos  textos, tendo com solução o plágio dos trabalhos encontrados  na internet.

Nota-se nesta  altura, prosseguiu, a falta  de entendimento da leitura ou ausência da mesma, e ler é um requisito fundamental que permite novas formas do indivíduo se entender melhor e perceber as mensagens que lhe são transmitidas.

Assuntos Ensino   Província » Luanda  

Leia também