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06 Outubro de 2017 | 17h52 - Actualizado em 06 Outubro de 2017 | 17h41

Cuando Cubango: Mais de 800 vagas para promoção de carreiras na educação

Menongue -Mais de 800 vagas para o processo de reconversão de carreiras de docentes, em diversas categorias, estão disponíveis, anunciou hoje, sexta-feira, o director da educação no Cuando Cubango, Miguel Canhime.

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professores em Capacitação

Foto: kinda kyungu

Em declarações à Angop, o responsável fez saber que este processo já está em forja, estando na fase de recolha e tratamento dos processos dos que estão à beira da reforma, para permitir que tenha essa reforma com dignidade.

O processo, avançou, abrange igualmente os professores que aumentaram o nível académico, entre outras sequências normativas, para que se possa ter um docente alegre, amigo da profissão, que considere o aluno como seu filho.

“Vamos começar por aqueles que são agora doctores, mestres, licenciados, que concluíram o ensino médio, os básicos que, por causa do tempo, os seus escalões serão mexidos e àqueles que estão à beira da reforma educativa, para deixarem vagas nos próximos anos”, explicou.

Miguel Canhime deu a conhecer que vão mexer em todos os sistemas desde os professores do ensino primário auxiliar, do ensino primário diplomado, do I e II ciclo, para que o professor se sinta mais valorizado e seja mais dinâmico, proactivo e servidor.  

Para dignificar a vida do docente, o director é de opinião que o professor mereceria tudo, dada a complexidade da sua actividade de educar o homem, mas que ainda assim deve receber com muito orgulho o que lhe é dado, defendendo a necessidade de o governo velar muito mais na dignificação de cada profissional.

Traçou como prioridade, nos próximos planos, a construção de residências para professores nos municípios do interior, a julgar pelos problemas de habitabilidade no interior do Cuando Cubango, facto que tem impedido muitos docentes de leccionar nas zonas distantes da sede capital, Menongue.

“O governo da província tem em forja a construção de algumas residências ao lado das escolas ou nos bairros próximo das escolas. Pensamos que com essa dinâmica poderá se resolver o problema da habitabilidade dos professores”, reiterou.

O responsável referiu que, com a realização de autarquias nos próximos anos e de forma paulatina, os governos administrativos poderão ditar o jogo para o desenvolvimento dos seus municípios, para igualmente resolver o problema de habitabilidade dos professores.

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