Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Educação

12 Outubro de 2017 | 12h12 - Actualizado em 12 Outubro de 2017 | 12h56

Estudantes de Comunicação Social do ISTA em contacto com Angop

Luanda- Estudantes do terceiro ano do curso de comunicação do Instituto Superior Técnico de Angola (ISTA) aliaram hoje, quinta-feira, a teoria a aula prática com uma visita a Agência de Notícias (ANGOP), no quadro do plano curricular da instituição.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

1 / 1

Alunos do ISTA vistam Angop

Foto: Pedro Parente

Durante a jornada, os 15 estudantes receberam informações sobre a actividade da única agência de notícias de Angola e tiveram ainda a oportunidade de interagirem com os profissionais da casa sobre o dia-a-dia da vida jornalística.

O professor  de técnica de redacção jornalística e coordenador da visita, Gaspar Francisco, afirmou que actividades do género contribuem para uma formação sólida e aproxima os estudantes a questões concretas do que se faz em jornalismo.

O  docente informou que tem levado às aulas teóricas notícias publicadas pela Angop, a título de exemplo, fornecendo aos alunos as balizas e as regras de escrita na agência.

Para o interlocutor, o papel privilegiado de informação, a estrutura em termos de redacção, as diversas áreas que compõem a Angop fazem parte das matérias leccionadas durante o curso.

Questionado sobre as aulas práticas, o professor revelou que a instituição está a criar as bases para o efeito.

A visita se enquadra no programa curricular da cadeira,  sendo que no 4º começam a preparar o trabalho de fim do curso.

Durante as aulas abordam, de forma teórica, o funcionamentos dos órgãos de comunicação sociais, como o caso das agências de notícias de forma geral.

A estudante Madalena Mendonça manifestou a sua satisfação por ter tido a oportunidade de conhecer e manter um contacto direito com as diversas áreas da Angop.

Segundo a discente, sai da visita com o sentimento de que o jornalismo não é para amadores, mas para pessoas sérias, determinadas e capacitadas.

“Na academia temos apenas contacto com a teoria  e aqui, pessoalmente, recebemos explicações sobre a prática, ou seja o real papel do jornalista, base importante para quem pretende no futuro exercer a profissão”, realçou.

Criado em Maio de 2007, o Instituto Superior Técnico de Angola (ISTA) formou até ao momento cerca de mil estudantes nas mais diversas especialidades, como Engenharia Informática, Telecomunicações, Electrónica, Electromecânica e Energética, Contabilidade e Administração, Direito, Psicologia e Comunicação Social.

A instituição oferece também cursos de mestrado e pós-graduação contando, para o efeito, com as Universidades do Brasil, Portugal e Estados Unidos, com quem mantém protocolos de cooperação.

Assuntos Angola  

Leia também