Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Educação

12 Outubro de 2017 | 22h00 - Actualizado em 12 Outubro de 2017 | 22h41

Huambo: Augusto Lumbeta vence olimpíadas de Matemática

Huambo - O aluno Augusto Lumbeta, da escola SOS, arredores da cidade do Huambo, venceu hoje, quinta-feira, nesta mesma cidade, a 8ª edição da Fase Nacional das Olimpíadas de Matemática, destinada a alunos da 9ª classe.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Huambo: Governador João Baptista Kussumua e o vencedor da olimpiadas de Matématica Augusto Lumbeta

Foto: VALENTINO YEQUENHA

De 14 anos de idade, suplantou na concorrência Denilson de Jesus Pedro, da província de Luanda, também de 14 anos de idade, aluno do colégio Trabalho em Luta, e Mário António de José, de 15 anos de idade, do Colégio Santa Maria Goreth, na província do Cuanza Norte. Participaram do concurso sete alunos.

Na categoria destinada aos alunos da 6ª classe, o concurso foi ganho por Maurícia da Conceição Baptista, de 11 anos de idade, da escola 28 de Junho, da província do Bié, secundada por Bilza Ramos Filipe, com a mesma idade, da escola primária 324 da província do Cuanza Sul, enquanto Florindo Rafael Albino, de 12 anos de idade, da escola Deolinda Rodrigues, da província do Namibe, ocupou a 3ª posição entre os sete candidatos.

Para alunos da 11ª classe, foi vencedor Erivaldo Pedro Natalício, de 16 anos de idade, da escola Eiffeil da província do Cuanza Norte.

A 2ª  e 3ª posições foram ocupadas por Nataniel Manuel Fernandes (16 anos), da escola Eiffeil da província do Bengo, e Mário Joaquim Lindo (16 anos), da escola Welwitshia Mirabilis da província do Namibe.

Os vencedores desta última categoria, disputada por sete alunos, vão representar o país no concurso internacional da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa(CPLP), a realizar-se em Julho do próximo ano em data e país a indicar.

Os 21 finalistas do Concurso Nacional das Olimpíadas de Matemática, sete por cada uma das categorias, representaram as províncias do Huambo, Bengo, Cuanza Sul, Cuanza Norte, Huila, Luanda, Malanje, Moxico, Namibe e Uige.

No evento, testemunhado pela  ministra da Educação, Maria Cândida Teixeira, foram também premiados Enzo da Silva, da 7ª classe, da província de Luanda, Manasses Agostinho Silva, da 8ª classe, da província do Cuanza Norte, e Cristóvão Venâncio, da 10ª, da província de Malanje, como vencedores da Fase Nacional das Pré-olimpíadas de Matemáticas, realizadas em Setembro.

Os vencedores receberam computadores, tablets, placas de internet, cadernos, lápis, borrachas e lapiseiras.

O concurso das Olimpíadas de Matemática é uma iniciativa do Ministério da Educação que constitui uma forma de potenciar as habilidades dos alunos na disciplina de Matemática, por meio da resolução de exercícios e problemas. 

Assuntos Província » Huambo  

Leia também