Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Educação

22 Novembro de 2018 | 17h32 - Actualizado em 22 Novembro de 2018 | 18h54

Responsáveis destacam papel do educador

Luanda - Membros de governos provinciais e responsáveis do sector da Educação do país destacaram a importância do educador na comunidade, por ser elemento fundamental no processo de desenvolvimento das sociedades.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Responsáveis destacam papel do educador (arquivo)

Foto: Pedro Parente

A propósito do Dia Nacional do Educador, que se assinala hoje, quinta-feira, a vice-governadora provincial para o sector Político, Económico e Social do Cunene, Albertina José, disse, em Ondjiva, que o papel do educador não é apenas transmitir conhecimentos científicos, mas também passar valores que ajudam os cidadãos viverem em harmonia na comunidade.

Definiu o educador como sendo uma pessoa que investe no processo de desenvolvimento da educação integral da criança, adolescente, jovens e adultos.

Apontou como um dos desafios do Executivo a aposta na extensão e melhoria da qualidade da Educação, que está a ser materializada através do Plano de Desenvolvimento Nacional (2017-2022).

Apelou aos educadores a exercerem a sua profissão com maior rigor, zelo, eficácia e responsabilidade para elevarem a qualidade do processo de ensino e aprendizagem.

Por sua vez, na província de Malanje, o seu vice-governador para o sector Técnico e Infra-estruturas, Gabriel Pontes, reconheceu as dificuldades que a área da Educação atravessa, tendo referido que as autoridades locais estão engajadas em ultrapassar esses problemas.

Solicitou aos docentes e gestores escolares no sentido de primarem por conduta exemplar, de modo a servirem de referência para os alunos e a sociedade.

Já o director municipal da Educação, em exercício, de Saurimo, província da Lunda Sul, Zacarias Lubala, afirmou que o professor desempenha um papel preponderante na formação e educação das pessoas, para poderem contribuir no processo de desenvolvimento do país.

O responsável fez estas declarações quando orientava uma palestra sobre o Dia Nacional do Educador, tendo reconhecido que graças aos ensinamentos dos professores as sociedades desenvolvem-se e a qualidade de vida das pessoas melhora.

“Os educadores são elementos indispensáveis na edificação das sociedades, visto que a sua acção é transversal em todas as áreas de desenvolvimento”, salientou.

Por seu turno, o representante da Direcção do Sindicato dos Professores da província do Cuando Cubango, Manuel Lopes, aconselhou, na cidade de Menongue, os educadores a serem mais profissionais e elevarem o seu nível académico, para serem quadros qualificados.

O professor, realçou, tem a responsabilidade de transmitir, com clareza e simplicidade, os conhecimentos académicos e os valores humanos aos estudantes para serem bons técnicos e cidadãos exemplares.

Na cidade de Caxito, professores do município do Dande, província do Bengo, numa mensagem, pediram melhoria das condições laborais e salariais para o bem do processo de ensino e aprendizagem.

Os docentes defenderam a necessidade de ser reposto o poder da compra, em função da desvalorização do Kwanza, melhorar as condições de trabalho, habitabilidade e transporte para os professores que leccionam nas comunidades recônditas.

Já o secretário municipal do Sindicato dos Professores (Sinprof) do município do Dande, Bartolomeu Francisco, considerou o docente um agente de transformação social.

Apelou aos professores a serem cada vez mais responsáveis e profissionais na sua tarefa de ensinar.

O governador provincial em exercício da Lunda Sul, Romão Samuquelengue, frisou, no município do Muconda, que os professores devem ser fonte de inspiração e motivação dos alunos.

Para tal, sublinhou, tem de ser dedicado, disciplinado, cultivar o espírito de inter-ajuda e solidariedade.

Segundo o responsável, o docente deve igualmente assumir o papel de promotor, orientador e mediador no processo de ensino e aprendizagem.

Exortou aos professore a apostarem na superação académica e em trabalhos de investigação científica para responderem as exigências actuais do país.

Na mesma senda, o vice-governador provincial para o sector Técnico e Infra-estruturas da província do Cuanza Norte, Mendonça Luís, considerou, na cidade de Ndalatando, o papel do educador como mola impulsionadora do desenvolvimento do país

No seu entender, não há sociedade que progrida sem a participação do educador.

Enfatizou que o obscurantismo, a ignorância e falta de conhecimentos académicos/científicos são males que obstruem o desenvolvimento da sociedade.

“O índice de cidadãos educados de um país indica o nível de desenvolvimento do mesmo. Quanto mais pessoas analfabetas, menos desenvolvimento”, argumentou.

O Dia Nacional do Educador foi institucionalizado em 1978 pelo Estado angolano, na sequência da abertura da campanha de alfabetização feita pelo primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto, a 22 de Novembro de 1976, na Fábrica Textang II, em Luanda.

Leia também
  • 05/02/2019 21:33:19

    Alunos e professores do Huambo comparecem em massa no 1º dia de aulas

    Huambo - O primeiro dia de aulas do presente ano lectivo no sub-sistema de ensino de base foi marcado, na província do Huambo, por uma afluência massiva de alunos e professores nas escolas.

  • 05/02/2019 21:28:29

    Sector da Educação no Uíge terá 65 novas escolas em 2019

    Uíge - No âmbito da expansão da rede escolar no Uíge, o sector da Educação vai contar, no ano de 2019, com a construção de 873 salas de aulas, num universo de 65 novas escolas do ensino de base a serem erguidas pelo executivo local, anunciou hoje (terça-feira) à Angop, nesta cidade, uma fonte oficial.

  • 05/02/2019 17:09:10

    Governo da Lunda Sul prioriza conclusão de escolas e unidades sanitárias

    Saurimo - O governo da Lunda Sul priorizar a conclusão, no primeiro trimestre deste ano, das obras de infra-estruturas escolares e sanitárias, com vista a reduzir a superlotação nas salas de aula e desafogar os hospitais.

  • 05/02/2019 12:28:39

    Mais de mil crianças ganham escola de 14 salas

    Cuangar - Mil e 700 crianças que estudavam em capelas, na sede municipal do Cuangar, província do Cuando Cubango, ganharam, segunda-feira, um complexo escolar do I e II ciclo de ensino secundário, com 14 salas de aula.