Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Educação

18 Julho de 2018 | 15h26 - Actualizado em 19 Julho de 2018 | 14h07

Ministério da Educação lança projecto de formação de professores primários

Luanda - Quarenta e nove mil 854 professores do ensino primário do país beneficiam, até 2023, do projecto de Capacitação Para Professores Primários (CAPPRI) que visa a melhoria do desempenho, a metodologia e a qualidade do trabalho na sala de aula.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

1 / 1

Leonor de Sá Machado, coordenadora do CAPPRI

Os dados foram revelados nesta quarta-feira, em Luanda, pela coordenadora do projecto, Leonor Machado.

O CAPPRI vai actuar nível nacional, em diferentes fases de implementação, em três áreas diferentes, nomeadamente a leitura, matemática e desporto/arte e cultura, com o objectivo de preparar os professores a executar as suas funções de forma facilitada, apelativa e inovadora.

Para este ano, avançou, vão formar 5.600 professores do ensino primário, beneficiando 225.445 alunos.

Com a implementação do projecto, o sector do ensino vai reduzir a taxa de abandono escolar, melhorar a integração de alunos do ensino especial, o desempenho dos professores, a melhoria da metodologia de ensino, bem como o dotar os alunos com mais apetência para aprendizagem.

Na ocasião, a ministra da Educação, Cândida Teixeira, referiu que é a educação que dá substância e edifica as principais bases de desenvolvimento de uma sociedade e a sua influência reflecte-se directamente nos indicadores sociais, colocando um país emergente na rota do desenvolvimento.

Cândida Teixeira afirmou que o professor como profissional que sabe planear, ordenar os conteúdos, usar os métodos e as técnicas pedagógicas mais eficazes deve ser um exemplo de dedicação, ajuda e sabedoria.
 
A ministra adiantou que a atenção do Executivo está focada no ensino básico, com acção nacional, mas em fases de implementação distintas.

A execução do projecto está orçado em 219 milhões de kwanzas.

Assuntos Angola  

Leia também
  • 05/11/2018 13:40:26

    MESCTI reitera aposta na qualidade

    Luanda - A melhoria da rede de Instituições de Ensino Superior (IES), o aumento de cursos e de graduados, bem como a qualidade do ensino ministrado, com o reforço da qualidade de mestres e doutores, foi hoje, segunda-feira, realçada como uma das apostas do Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI).

  • 01/11/2018 08:39:31

    Relação família e escola factor de desenvolvimento integral da criança

    Luanda - O académico Álvaro da Costa apontou quarta-feira, em Luanda, a relação família e escola como factor de desenvolvimento integral da criança, por ser uma prática constante e adequada que facilita a aprendizagem dos alunos.

  • 01/11/2018 08:30:06

    Académica considera produção científica imprescindível ao crescimento social

    Luanda - A directora geral do Instituto Superior Politécnico Atlântida (ISPA ), Albertina Zacarias, defendeu quarta-feira, em Luanda, o incentivo à produção científica por ser um factor imprescindível para o crescimento sustentável de qualquer sociedade.

  • 29/10/2018 15:06:42

    Ensino Especial com olhos na igualdade de direitos

    Luanda - O Ministério da Educação (MED) promove, a partir de 2019, um conjunto de formação de professores apropriadas para o reforço do ensino especial orientando a inclusão escolar, de forma a viabilizar a sua aplicabilidade.