Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Educação

10 Agosto de 2018 | 11h02 - Actualizado em 10 Agosto de 2018 | 11h02

Comuna da Kibala Norte clama por mais professores e escolas

Nzeto - A comuna da Kibala Norte, 170 quilómetros da sede municipal do Nzeto, província do Zaire, precisa de pelo menos 46 novos professores e mais escolas de construção definitiva para garantir o normal funcionamento do sector da educação na circunscrição e a inserção de mais crianças em idade escolar no sistema normal de ensino.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Em declarações hoje à Angop, o coordenador do sector da educação na localidade, Guerra Júnior, disse que, presentemente, a comuna da Kibala Norte controla 45 professores do primeiro nível ao I ciclo do ensino secundário, dos quais 14 leccionam em regime de contrato e não auferem os seus subsídios há mais de dois anos.

Informou que a comuna dispõe apenas de duas escolas construídas de raiz com três salas de aulas cada, erguidas nas aldeias de Diadia e Mongo a Tombe, enquanto em outras localidades da circunscrição as crianças estudam debaixo de árvores e em capelas.

De acordo ainda com o coordenador, 36 crianças em idade escolar encontram-se fora do sistema normal de ensino na localidade de Funvo, por falta de professores, situação que poderá ser ultrapassada com o envio, nos próximos tempos, de 14 novos docentes, no quadro do concurso público realizado recentemente no sector da educação.

Para o presente ano lectivo, disse a fonte, 376 alunos frequentam as aulas do primeiro nível ao I ciclo do ensino na região.

Com uma extensão de dois mil e 529 quilómetros quadrados, a comuna da Kibala Norte tem uma população calculada em dois mil e 714 habitantes, distribuídos em 28 aldeias.

Leia também
  • 08/08/2018 18:44:33

    Comuna de Dala Samba carece de professores

    Malanje - A comuna de Dala Samba, no município de Marimba, província de Malanje, carece de pelo menos 25 professores, para atenderem a demanda de alunos fora do sistema de ensino e melhorar a qualidade educacional na circunscrição.

  • 07/08/2018 22:03:33

    Oitocentos e 75 professores voltam a receber salários

    Huambo - Oitocentos e 75 professores voltaram a receber salários no mês de Julho, após suspensão do sistema financeiro do Estado, desde Abril último, por alegada irregularidade da sua efectividade.

  • 07/08/2018 17:26:20

    Comuna da Palanca ganha escola do I ciclo

    Lubango - A comuna da Palanca, no município da Humpata, província da Huíla, vai ganhar a sua primeira escola I ciclo (7ª a 8ª classe), com 12 salas de aula, cujo projecto de construção terá a duração de seis meses.