Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Educação

10 Agosto de 2018 | 11h02 - Actualizado em 10 Agosto de 2018 | 11h02

Comuna da Kibala Norte clama por mais professores e escolas

Nzeto - A comuna da Kibala Norte, 170 quilómetros da sede municipal do Nzeto, província do Zaire, precisa de pelo menos 46 novos professores e mais escolas de construção definitiva para garantir o normal funcionamento do sector da educação na circunscrição e a inserção de mais crianças em idade escolar no sistema normal de ensino.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Em declarações hoje à Angop, o coordenador do sector da educação na localidade, Guerra Júnior, disse que, presentemente, a comuna da Kibala Norte controla 45 professores do primeiro nível ao I ciclo do ensino secundário, dos quais 14 leccionam em regime de contrato e não auferem os seus subsídios há mais de dois anos.

Informou que a comuna dispõe apenas de duas escolas construídas de raiz com três salas de aulas cada, erguidas nas aldeias de Diadia e Mongo a Tombe, enquanto em outras localidades da circunscrição as crianças estudam debaixo de árvores e em capelas.

De acordo ainda com o coordenador, 36 crianças em idade escolar encontram-se fora do sistema normal de ensino na localidade de Funvo, por falta de professores, situação que poderá ser ultrapassada com o envio, nos próximos tempos, de 14 novos docentes, no quadro do concurso público realizado recentemente no sector da educação.

Para o presente ano lectivo, disse a fonte, 376 alunos frequentam as aulas do primeiro nível ao I ciclo do ensino na região.

Com uma extensão de dois mil e 529 quilómetros quadrados, a comuna da Kibala Norte tem uma população calculada em dois mil e 714 habitantes, distribuídos em 28 aldeias.

Leia também
  • 08/11/2018 17:08:38

    Academia regula estratégias de intervenção de sectores produtivos

    Luena - As reflexões e resultados produzidos pelas actividades académicas promovidas pelos estabelecimentos de ensino superior no Moxico podem contribuir na regulação das estratégias de intervenção nos diversos sectores produtivos e institucionais da vida social dos habitantes locais, o director geral do Instituto Superior Politécnico Privado Walinga (ISPPW) do Moxico, Albano Freitas Sapalo.

  • 08/11/2018 17:02:19

    Huíla acolhe 1º Congresso Internacional de Educação Primária

    Lubango - A província da Huíla acolhe de 21 a 23 de Novembro do ano em curso, na cidade do Lubango, o 1º Congresso Internacional de Educação Primaria sob o signo Repensar a Escola Primaria: Desafio da Globalização, numa iniciativa do Instituto Superior Politécnico Independente (ISPI).

  • 08/11/2018 12:20:40

    Finalistas do Liceu do Tuku expõem produtos diversos

    Mbanza Kongo - Uma exposição de produtos diversos feitos de material reciclado como papelão, latas, bordão e cartolina por 127 finalistas do Liceu do Tuku, município de Mbanza Kongo, província do Zaire, está desde terça-feira, patente nesta instituição do II ciclo de ensino secundário.

  • 03/11/2018 15:29:15

    Cooperação francesa realiza tournê "Eferveciências" em Angola

    Luanda - Uma tournê de conferências-espectáculos académica realiza-se de 6 a 9 de Novembro, em quatro províncias do País, no âmbito do inovador projecto "Eferveciências" (Effervesciences), a ser ministrada pelo pesquisador francês Richard Eastes, numa iniciativa da cooperação francesa em Angola, soube hoje (sábado) a Angop.