Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Educação

25 Agosto de 2018 | 01h16 - Actualizado em 24 Agosto de 2018 | 18h41

Recém-licenciados solicitam conclusão das obras de laboratórios

Mbanza Kongo - A conclusão das obras de construção dos laboratórios de Física e Química na Escola Superior Politécnica do Zaire, em Mbanza Kongo, foi uma das solicitações feitas sexta-feira, pelos 125 licenciados da referida instituição.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Zaire: Novos Licenciados da Escola Superior Politécnica do Zaire, em Mbanza Kongo

Foto: Pedro Moniz Vidal

Na sua mensagem lida na cerimónia de outorga dos títulos académicos, os recém-licenciados consideraram fundamental que os estudantes da referida escola, sobretudo, os dos cursos de Física e Química, possam contar com laboratórios para as aulas práticas.

“Pedimos ao governo provincial para que se engaje na conclusão das obras de construção dos dois laboratórios, paralisadas há cerca de cinco anos”, reforçaram.

De notar que, os equipamentos para os dois referidos laboratórios foram adquiridos há sensivelmente quatro anos, mas sem espaço adequado para a sua montagem.

O apetrechamento da biblioteca da instituição com mais obras literárias e científicas foi outra das reivindicações apresentadas pelos finalistas da Escola Superior Politécnica do Zaire, em Mbanza Kongo, que existe desde 2010.

Sugeriram, ainda, a criação dos cursos de História, Direito, Antropologia e Sociologia, assim como o de Linguística Africana, de modo a adequar a formação à realidade desta localidade que foi inscrita na lista do património mundial a 08 de Julho de 2017.

Agradeceram ao Executivo pela política de expansão do ensino superior pelo país, que permitiu o aumento da população estudantil neste subsistema de ensino.

Com esta cifra eleva-se para 477 o número de licenciados formados nesta instituição de ensino inserida na terceira região académica da Universidade 11 de Novembro, que atende as províncias do Zaire e de Cabinda.

A cerimónia de outorga foi orientada pelo governador do Zaire, José Joanes André, e testemunhada pelo reitor da Universidade 11 de Novembro, João Fernando Manuel, por membros do governo local, académicos da instituição, familiares, entre outros convidados.

 

Leia também
  • 02/02/2019 19:33:21

    Soyo ganha escola primária com 15 salas de aulas

    Soyo - Uma escola primária, com 15 salas de aulas foi inaugurada sexta-feira no bairro Bundila, periferia da cidade do Soyo, pelo governador da província do Zaire, Pedro Makita Armando Júlia.

  • 01/02/2019 16:54:24

    Magistério primário introduz curso de ensino pré-escolar

    Mbanza Kongo - A escola de magistério primário "Daniel Mvemba", no município de Mbanza Kongo, província do Zaire, vai neste ano lectivo contar, no seu plano curricular, com o curso de ensino pré-escolar, informou hoje, sexta-feira, o seu director, Mbalu Lukaya.

  • 30/01/2019 17:13:43

    Cento e 68 novos professorres concluem formação

    Mbanza Kongo - Cento e sessenta e oito novos professores admitidos no sector da educação em Julho do ano passado, no município de Mbanza Kongo, província do Zaire, concluíram nesta quarta-feira, uma acção formativa sobre o processo de ensino e aprendizagem.

  • 27/01/2019 22:07:16

    JMPLA prepara jovens para ingresso ao ensino superior

    Uíge - Seiscentos e 34 jovens que pretendem ingressar no ensino superior este ano terminaram sábado, na cidade do Uíge, um curso preparatório e de orientação escolar gratuito, promovido pelo secretariado provincial da JMPLA.