Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Educação

07 Setembro de 2018 | 14h12 - Actualizado em 07 Setembro de 2018 | 14h12

Falta de subsídios reduz número de alfabetizadores no Cazenga

Cazenga - A falta de subsídios e condições dignas de trabalho para os alfabetizadores obrigou ao encerramento de algumas salas do ensino de adultos, no município do Cazenga, em Luanda, disse a responsável do sector, Amélia Victoriano.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Aula de Alfabetização (Arquivo)

Foto: Angop

De acordo com a responsável, que falava a propósito do 8 de Setembro, Dia Mundial da Alfabetização , a desmotivação provocou a redução do número de professores do ensino de adultos.

O município do Cazenga trabalha, actualmente, com 169  professores no projecto " Sim Eu Posso", quando anteriormente contavam com 310 profissionais para os seis distritos urbanos.

Para o presente ano lectivo, segundo Amélia Victoriano, estão inscritos  909 alunos para a primeira fase e 521 alfabetizandos na segunda fase, devendo de  quadro em quatro meses os alunos serem avaliados.

Explicou que o módulo um corresponde a 1ª e 2ª classes, modulo dois a 3ª e 4ª classes e o módulo três condiz a 5ª e 6ª classes. No módulo três o  aluno com bom aproveitamento transita para  a 7ª classe do ensino regular.

A responsável disse que em 2019, o Cazenga  vai arrancar com o modulo quatro do projecto " Sim eu posso".

O Cazenga é um dos sete municípios que constituem a província de Luanda e tem 41,2 quilómetros quadrados e 862 351 de habitantes (Censo 2014). Limita a Oeste com os municípios de Luanda, a Norte com o município de Cacuaco a este com o município de Viana e a Sul com o Kilamba Kiaxi.

Cazenga conta com os distritos urbanos do Tala-Hadi, Hoji ya Henda, Cazenga, 11 de Novembro  Kima-kieza e Calawenda.

 

Leia também
  • 02/11/2018 06:41:22

    Estudantes adquirem conhecimentos sobre o perigo do cancro da mama

    Icolo e Bengo - Duzentos estudantes da escola do IIº ciclo e do ensino secundário nº 6075 do Distrito urbano da Bela Vista, comuna de Bom Jesus, município de Icolo e Bengo, em Luanda, adquiriram conhecimentos em palestra sobre os perigos do cancro da mama.

  • 29/10/2018 13:12:00

    ISIA capacita jovens em empreendedorismo e gestão de empresas

    Luanda - Vinte e cinco jovens terminaram hoje, em Luanda, no Instituto de Ensino Superior de Angola (ISIA), uma formação de formadores em empreendedorismo e gestão de empresas, visando apoiar a dinamização de potenciais empresários.

  • 27/10/2018 20:42:09

    Alunos da Ingombota vencem Sábados Académicos em Luanda

    Luanda - Os alunos do distrito urbano da Ingombota venceram, neste sábado (27), a nona edição do Projecto Sábados Académicos/2018 a nível do município de Luanda.

  • 26/10/2018 14:09:11

    Icolo e Bengo realiza concurso Sábados Académicos

    Icolo e Bengo - Cinquenta alunos de cinco escolas do segundo ciclo do ensino secundário do município de Icolo e Bengo, em Luanda concorrem hoje (sexta-feira) em Catete, no nono concurso designado "Sábados Académicos -2018" promovido pela JMPLA, força juvenil do MPLA.