Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Educação

06 Setembro de 2018 | 16h59 - Actualizado em 06 Setembro de 2018 | 16h58

Inserção da língua Kikongo dinamiza processo de alfabetização

Mbanza Kongo - Um universo de quarenta e três mil e 889 cidadãos adultos aprenderam a ler e escrever no município de Mbanza Kongo, província do Zaire, nos últimos seis anos, êxito atribuído à inserção da língua nacional Kikongo no processo de alfabetização.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

De acordo com o responsável municipal do programa de ensino de adultos, Gonga Afonso, a língua materna teve um impacto positivo na relação comunicacional entre alfabetizadores e alfabetizandos.

Chamado a dissertar o tema sobre as “línguas nacionais no processo de alfabetização”, inserido no programa alusivo ao 8 de Setembro, dia internacional da alfabetização, Gonga Afonso lembrou que o processo de aprendizagem leva a sociedade ao desenvolvimento.

 “Temos o testemunho de muitas pessoas, principalmente do sexo feminino, que se superaram após serem alfabetizadas e conseguiram ingressar no mercado de emprego”, disse.

Participaram na palestra alfabetizandos, alfabetizadores, responsáveis e quadros do sector, membros da administração municipal de Mbanza Kongo, entre outros convidados.
 
O 8 de Setembro vai ser assinalado sob o lema “A alfabetização e o desenvolvimento de competências”

No presente ciclo formativo, o sector da alfabetização em Mbanza Kongo, que controla 167 alfabetizadores, matriculou cinco mil e 750 formandos.

O 8 de Setembro foi proclamado como Dia Internacional da Alfabetização na 14ª sessão da Conferência Geral da Unesco, a 26 de Outubro de 1966. Desde 1967 as celebrações desta data acontecem anualmente em todo mundo.
 

Leia também
  • 08/11/2018 12:20:40

    Finalistas do Liceu do Tuku expõem produtos diversos

    Mbanza Kongo - Uma exposição de produtos diversos feitos de material reciclado como papelão, latas, bordão e cartolina por 127 finalistas do Liceu do Tuku, município de Mbanza Kongo, província do Zaire, está desde terça-feira, patente nesta instituição do II ciclo de ensino secundário.

  • 01/11/2018 19:43:56

    Finalistas do Instituto Médio dos petróleos iniciam estagio curricular

    Soyo - Oitenta e seis finalistas do Instituto Médio Politécnico do município do Soyo, província do Zaire, iniciam na próxima segunda-feira, um estágio curricular de seis meses nas instalações da petrolífera Somoil, no âmbito de um acordo assinado nesta quinta-feira entre as duas instituições.

  • 29/10/2018 19:02:15

    Escola de ensino especial passa a formar alunos até a 10ª classe

    Mbanza Kongo - A escola do ensino especial, localizada no bairro 11 de Novembro, periferia da cidade de Mbanza Kongo, província do Zaire, passa a partir do próximo ano lectivo (2019) a formar alunos com necessidades especiais de aprendizagem até a 10ª classe, anunciou nesta segunda-feira, o director da referida instituição, Afonso Kamalandua Tandu.

  • 29/10/2018 17:36:51

    Professores de língua francesa aperfeiçoam conhecimentos

    Mbanza Kongo - Pelo menos oitenta e cinco professores que leccionam a língua francesa oriundos dos seis municípios da província do Zaire, participam desde hoje, segunda-feira, em Mbanza Kongo, num seminário de capacitação sobre novos métodos de ensino desta língua estrangeira.