Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Educação

08 Setembro de 2018 | 03h29 - Actualizado em 08 Setembro de 2018 | 03h28

Matriculados mais de vinte mil alunos no programa de alfabetização

Luena - Vinte e dois mil e 392 alunos foram matriculados no presente ano lectivo do Programa de Alfabetização e Aceleração Escolar (PAAE) no Moxico, contra 34 mil e 860 de 2017, informou sexta-feira, no Luena, o seu coordenador provincial, Alberto Carlos Sambongue.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Moxico: Turmas de alfabetização na instalação dos serviços Prisionais

Foto: Kinda kyungu

Em declarações à Angop, no termo de uma visita efectuada nos serviços prisionais no âmbito das comemorações do Dia Internacional da Alfabetização, que hoje se assinala, o responsável explicou que dos alunos inscritos, 12 mil e 32 são mulheres com idades compreendidas entre 12 e acima dos 36 anos, distribuídos nos módulos I II e III  “Sim eu Posso”.

Fez saber que a nível da província, as aulas decorrem nas salas das escolas primárias, capelas, varandas, ao relento e são auxiliadas por 28 redes de alfabetização com 407 alfabetizadores, facilitadores e nove supervisores contratados.

Apontou que o programa de Alfabetização e Aceleração escolar controla igualmente, 75 alfabetizadores voluntários, bem como 154 professores com turmas de aceleração no ensino primário regular.

O PAAE depara-se com problemas de exiguidade do material didáctico, insuficiência de alfabetizadores, facilitadores, professores para as turmas dos módulos dois e três, atrasos no pagamento de subsídios e conta com a parceria da Diocese do Luena, através da rede de alfabetização “Katuka wende”, “Dom Bosco”, “FAA”, “MININT”, “ASCOFA” e das outras Igrejas, no âmbito da sua inclusão social, referiu.

Desde a sua implementação o Programa da Alfabetização e Aceleração Escolar (PAAE) no Moxico, já alfabetizou 268 mil e 58 pessoas de ambos sexos e vários extractos da sociedade.

Assuntos Província » Moxico  

Leia também
  • 08/11/2018 17:08:38

    Academia regula estratégias de intervenção de sectores produtivos

    Luena - As reflexões e resultados produzidos pelas actividades académicas promovidas pelos estabelecimentos de ensino superior no Moxico podem contribuir na regulação das estratégias de intervenção nos diversos sectores produtivos e institucionais da vida social dos habitantes locais, o director geral do Instituto Superior Politécnico Privado Walinga (ISPPW) do Moxico, Albano Freitas Sapalo.

  • 01/11/2018 20:46:34

    Sector da Educação do Moxico suspende direcção do Liceu 157

    Luena - O Gabinete Provincial da Educação no Moxico suspendeu hoje, quinta-feira, a direcção do Liceu 157, do bairro "Sawambo", arredores da cidade do Luena, por cobrança indevida de dinheiro aos alunos, no período de Junho a Dezembro de 2017.

  • 24/10/2018 12:24:02

    Escola Católica do Moxico ganha kit de energia solar

    Luena - A escola Teresiana do ensino primário, afecta a Igreja Católica, localizada no bairro 4 de Fevereiro, arredores da cidade do Luena, ganhou hoje, quarta-feira, um kit de energia solar fotovoltaico, no âmbito da implementação do projecto Profuturo.

  • 11/10/2018 06:01:26

    Escola Primária no Luena recebe material didáctico

    Luena - Um donativo composto por 80 carteiras, quadros, mesas e cadeiras para os professores, do Banco de Fomento de Angola (BFA), foi na quarta - feira, no Luena, província do Moxico, entregue à escola primária nº 143 das irmãs "Tresianas", afectas à Igreja católica.