Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Educação

08 Setembro de 2018 | 19h41 - Actualizado em 08 Setembro de 2018 | 19h40

Uíge: Responsável destaca contribuição dos alfabetizadores na luta pela erradicação do analfabetismo

Uíge - O director em exercício do gabinete provincial da Educação no Uíge, Diniz Maculo, destacou hoje, sábado, no município de Quitexe, 40 quilómetros a sul da cidade do Uíge, sede capital da província, a contribuição dos alfabetizadores na luta pela erradicação do analfabetismo no seio da sociedade.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Ao falar no acto que marcou a celebração do dia Internacional da Alfabetização, 08 de Setembro,  Diniz Maculo disse que, apesar de atraso dos seus subsídios, os alfabetizadores tudo têm feito para concretização do programa de alfabetização na província.  

Frisou que alfabetização constitui um factor determinante para mudanças e desenvolvimento do saber e que todas as pessoas devem contribuir com vista a erradicação desse mal (analfabetismo) para o bem-estar social.

O responsável reconheceu que graças a dedicação dos alfabetizadores os programas do governo denominados ”aceleração escolar e sim eu posso” atingeram a maioria das comunidades da província do Uíge.

Para si,  o sector da Educação na província vai continuar a envidar esforços para revitalização e minimizar as dificuldades que imperam no processo da alfabetização.

As comemorações do dia 8 de Setembro decorrem, este ano, sob o lema “ alfabetização é o desenvolvimento de competência”.

Avançou que o 08 de Setembro foi instituído pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) com objectivo de se erradicar o analfabetismo no mundo, adiantando que o processo está em curso em Angola há 42 anos, isto é,  desde 1976,  proclamado pelo primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto.

Adiantou que o gabinete provincial da educação no Uíge controla 401 alfabetizadores.

Já os alfabetizadores, na sua mensagem,  pediram o pagamento urgentes dos seus subsídios em atraso durante quatro anos, enquanto os alfabetizandos enalteceram os esforços do governo na erradicação do analfabetismo no seio da sociedade.

O director municipal da educação no Quitexe, Josué Jeremias Puni, agradeceu a iniciativa do sector de educação por ter escolhido o Quitexe para acolher o acto provincial do dia internacional da alfabetização. 

Participaram no acto funcionários da educação,  alunos e convidados.

Leia também
  • 08/09/2018 19:12:19

    Angola: Académicos apreciam agenda de investigação

    Luanda - Reitor, decanos, professores da primeira região académica da Universidade Agostinho Neto (UAN) reuniram-se na sexta-feira, em Luanda, para identificar prioridades e recolher contribuição científica em distintas áreas do saber, para uma futura Agenda Nacional de Prioridades de Investigação.

  • 08/09/2018 11:52:47

    Malanje: Estudantes do ISPM encerram semana científica estudantil

    Malanje - Os estudantes do Instituto Superior Politécnico de Malanje (ISPM) foram desafiados a cultivar o espírito de investigação científica, análise crítica e reflexiva, para combater práticas de mera reprodução de conteúdos, por configurar um aspecto que em nada contribui para o desenvolvimento da ciência.

  • 07/09/2018 23:16:05

    Moxico apura mais de 900 candidatos

    Luena - Novecentos e quarenta e um candidatos foram apurados no concurso público do sector da Educação, dos mais de sete mil inscritos, informou hoje, sexta-feira, no Luena, o director provincial em exercício, Vitorino Chitumba.