Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Educação

08 Setembro de 2018 | 19h41 - Actualizado em 08 Setembro de 2018 | 19h40

Uíge: Responsável destaca contribuição dos alfabetizadores na luta pela erradicação do analfabetismo

Uíge - O director em exercício do gabinete provincial da Educação no Uíge, Diniz Maculo, destacou hoje, sábado, no município de Quitexe, 40 quilómetros a sul da cidade do Uíge, sede capital da província, a contribuição dos alfabetizadores na luta pela erradicação do analfabetismo no seio da sociedade.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Ao falar no acto que marcou a celebração do dia Internacional da Alfabetização, 08 de Setembro,  Diniz Maculo disse que, apesar de atraso dos seus subsídios, os alfabetizadores tudo têm feito para concretização do programa de alfabetização na província.  

Frisou que alfabetização constitui um factor determinante para mudanças e desenvolvimento do saber e que todas as pessoas devem contribuir com vista a erradicação desse mal (analfabetismo) para o bem-estar social.

O responsável reconheceu que graças a dedicação dos alfabetizadores os programas do governo denominados ”aceleração escolar e sim eu posso” atingeram a maioria das comunidades da província do Uíge.

Para si,  o sector da Educação na província vai continuar a envidar esforços para revitalização e minimizar as dificuldades que imperam no processo da alfabetização.

As comemorações do dia 8 de Setembro decorrem, este ano, sob o lema “ alfabetização é o desenvolvimento de competência”.

Avançou que o 08 de Setembro foi instituído pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) com objectivo de se erradicar o analfabetismo no mundo, adiantando que o processo está em curso em Angola há 42 anos, isto é,  desde 1976,  proclamado pelo primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto.

Adiantou que o gabinete provincial da educação no Uíge controla 401 alfabetizadores.

Já os alfabetizadores, na sua mensagem,  pediram o pagamento urgentes dos seus subsídios em atraso durante quatro anos, enquanto os alfabetizandos enalteceram os esforços do governo na erradicação do analfabetismo no seio da sociedade.

O director municipal da educação no Quitexe, Josué Jeremias Puni, agradeceu a iniciativa do sector de educação por ter escolhido o Quitexe para acolher o acto provincial do dia internacional da alfabetização. 

Participaram no acto funcionários da educação,  alunos e convidados.

Leia também
  • 08/11/2018 17:08:38

    Academia regula estratégias de intervenção de sectores produtivos

    Luena - As reflexões e resultados produzidos pelas actividades académicas promovidas pelos estabelecimentos de ensino superior no Moxico podem contribuir na regulação das estratégias de intervenção nos diversos sectores produtivos e institucionais da vida social dos habitantes locais, o director geral do Instituto Superior Politécnico Privado Walinga (ISPPW) do Moxico, Albano Freitas Sapalo.

  • 08/11/2018 17:02:19

    Huíla acolhe 1º Congresso Internacional de Educação Primária

    Lubango - A província da Huíla acolhe de 21 a 23 de Novembro do ano em curso, na cidade do Lubango, o 1º Congresso Internacional de Educação Primaria sob o signo Repensar a Escola Primaria: Desafio da Globalização, numa iniciativa do Instituto Superior Politécnico Independente (ISPI).

  • 08/11/2018 12:20:40

    Finalistas do Liceu do Tuku expõem produtos diversos

    Mbanza Kongo - Uma exposição de produtos diversos feitos de material reciclado como papelão, latas, bordão e cartolina por 127 finalistas do Liceu do Tuku, município de Mbanza Kongo, província do Zaire, está desde terça-feira, patente nesta instituição do II ciclo de ensino secundário.

  • 03/11/2018 15:29:15

    Cooperação francesa realiza tournê "Eferveciências" em Angola

    Luanda - Uma tournê de conferências-espectáculos académica realiza-se de 6 a 9 de Novembro, em quatro províncias do País, no âmbito do inovador projecto "Eferveciências" (Effervesciences), a ser ministrada pelo pesquisador francês Richard Eastes, numa iniciativa da cooperação francesa em Angola, soube hoje (sábado) a Angop.