Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Educação

08 Setembro de 2018 | 19h41 - Actualizado em 08 Setembro de 2018 | 19h40

Uíge: Responsável destaca contribuição dos alfabetizadores na luta pela erradicação do analfabetismo

Uíge - O director em exercício do gabinete provincial da Educação no Uíge, Diniz Maculo, destacou hoje, sábado, no município de Quitexe, 40 quilómetros a sul da cidade do Uíge, sede capital da província, a contribuição dos alfabetizadores na luta pela erradicação do analfabetismo no seio da sociedade.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Ao falar no acto que marcou a celebração do dia Internacional da Alfabetização, 08 de Setembro,  Diniz Maculo disse que, apesar de atraso dos seus subsídios, os alfabetizadores tudo têm feito para concretização do programa de alfabetização na província.  

Frisou que alfabetização constitui um factor determinante para mudanças e desenvolvimento do saber e que todas as pessoas devem contribuir com vista a erradicação desse mal (analfabetismo) para o bem-estar social.

O responsável reconheceu que graças a dedicação dos alfabetizadores os programas do governo denominados ”aceleração escolar e sim eu posso” atingeram a maioria das comunidades da província do Uíge.

Para si,  o sector da Educação na província vai continuar a envidar esforços para revitalização e minimizar as dificuldades que imperam no processo da alfabetização.

As comemorações do dia 8 de Setembro decorrem, este ano, sob o lema “ alfabetização é o desenvolvimento de competência”.

Avançou que o 08 de Setembro foi instituído pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) com objectivo de se erradicar o analfabetismo no mundo, adiantando que o processo está em curso em Angola há 42 anos, isto é,  desde 1976,  proclamado pelo primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto.

Adiantou que o gabinete provincial da educação no Uíge controla 401 alfabetizadores.

Já os alfabetizadores, na sua mensagem,  pediram o pagamento urgentes dos seus subsídios em atraso durante quatro anos, enquanto os alfabetizandos enalteceram os esforços do governo na erradicação do analfabetismo no seio da sociedade.

O director municipal da educação no Quitexe, Josué Jeremias Puni, agradeceu a iniciativa do sector de educação por ter escolhido o Quitexe para acolher o acto provincial do dia internacional da alfabetização. 

Participaram no acto funcionários da educação,  alunos e convidados.

Leia também
  • 05/02/2019 12:12:29

    Mil e 500 alunos de Quipungo em novas salas de aula

    Quipungo - Mil e 500 alunos começaram, nesta terça-feira, a estudar em condições mais cômodas, no município de Quipungo, com a inauguração, na segunda-feira, de 15 novas salas de aula.

  • 01/02/2019 16:54:24

    Magistério primário introduz curso de ensino pré-escolar

    Mbanza Kongo - A escola de magistério primário "Daniel Mvemba", no município de Mbanza Kongo, província do Zaire, vai neste ano lectivo contar, no seu plano curricular, com o curso de ensino pré-escolar, informou hoje, sexta-feira, o seu director, Mbalu Lukaya.

  • 01/02/2019 15:28:28

    Mediateca abre curso tecnológico para professores

    Huambo - Um curso tecnológico para professores começa a ser ministrado este mês na Mediateca da província do Huambo, com propósito de promover a literacia tecnológica dos educadores.

  • 01/02/2019 13:13:33

    Huambo com falta de meios de ensino para aulas de alfabetização

    Huambo - A primeira fase deste ano das aulas de alfabetização na província do Huambo, prevista para finais deste mês, está em risco de arrancar, por falta de meios de ensino.