Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Educação

12 Setembro de 2018 | 13h06 - Actualizado em 12 Setembro de 2018 | 13h29

António Nascimento aborda influência da diplomacia angolana na África Austral

Luanda - A comunidade diplomática angolana e sobretudo os estudantes de relações internacionais do país e não só ganham mais um instrumento bibliográfico de consulta com o lançamento do livro Avaliação da Influência da Diplomacia Angolana na África Austral, a 14 deste mês, de autoria do diplomata e jornalista António do Nascimento.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

António Nascimento, Adido de imprensa junto dos Escritórios das Nações Unidas em Genebra, Suíça

Foto: Pedro Parente

Com 92 páginas, esta primeira publicação do também adido de imprensa de Angola em Genebra, Suíça, enfatiza o princípio da soberania estabelecido pela Lei Constitucional da República de Angola, bem como os regimentos jurídicos fundamentais e objectivos estratégicos da base geral da política externa de Angola.

Adicionalmente, os conflitos no Sul de África de 1975 à 2002, e os esforços diplomáticos angolanos que resultaram na assinatura de vários acordos para a conquista da paz, reconciliação nacional e a estabilidade regional também são abordados na obra do diplomata.

O livro faz uma incursão crítica da atitude política de Angola nos países vizinhos, bem como a sua interacção com as organizações regionais africanas, como a Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), a União Africana (UA), a Comissão do Golfo da Guiné (CGG), o Mercado Comum para a África Oriental e Austral (COMESA) e a Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC).

António dos Santos Nascimento é mestre em Diplomacia e Estudos de Segurança pela Universidade de Stirling/Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte e Licenciado em Gestão e Comunicação pela Universidade de Harare, República do Zimbabwe.

Como jornalista esteve ligado a Agência Angolana de Notícias (Angop) e a Televisão Pública de Angola (TPA), tendo desempenhado na diplomacia às funções de adido de imprensa nas embaixadas de Angola no Zimbabwe, Zâmbia, África do Sul, Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, Botswana e actualmente na Representação de Angola junto dos Escritórios das Nações Unidas em Genebra, Suíça.

Assuntos Angola  

Leia também
  • 05/11/2018 13:40:26

    MESCTI reitera aposta na qualidade

    Luanda - A melhoria da rede de Instituições de Ensino Superior (IES), o aumento de cursos e de graduados, bem como a qualidade do ensino ministrado, com o reforço da qualidade de mestres e doutores, foi hoje, segunda-feira, realçada como uma das apostas do Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI).

  • 01/11/2018 08:39:31

    Relação família e escola factor de desenvolvimento integral da criança

    Luanda - O académico Álvaro da Costa apontou quarta-feira, em Luanda, a relação família e escola como factor de desenvolvimento integral da criança, por ser uma prática constante e adequada que facilita a aprendizagem dos alunos.

  • 01/11/2018 08:30:06

    Académica considera produção científica imprescindível ao crescimento social

    Luanda - A directora geral do Instituto Superior Politécnico Atlântida (ISPA ), Albertina Zacarias, defendeu quarta-feira, em Luanda, o incentivo à produção científica por ser um factor imprescindível para o crescimento sustentável de qualquer sociedade.

  • 29/10/2018 15:06:42

    Ensino Especial com olhos na igualdade de direitos

    Luanda - O Ministério da Educação (MED) promove, a partir de 2019, um conjunto de formação de professores apropriadas para o reforço do ensino especial orientando a inclusão escolar, de forma a viabilizar a sua aplicabilidade.